Covid-19: Cidades de SC anunciam suspensão de ônibus e proibição em praias após ficarem em situação gravíssima


Estado não anunciou medidas para três novas regiões que pioraram nível na pandemia. Prefeitura de Balneário Arroio do Silva suspendeu transporte e permanência em locais públicos e Turvo fechará serviços não essenciais neste fim de semana. Prefeitura de Balneário Arroio do Silva,SC, suspendeu transporte e permanência em locais públicos, incluindo praias

Municípios catarinenses das regiões de saúde Oeste, Meio-Oeste e no Extremo Sul anunciaram novas restrições contra o coronavírus após piorarem a situação de grave para gravíssimo, segundo o mapa de risco do governo. O estado totaliza 62.282 mil casos confirmados e 812 mortes por Covid-19.O aumento foi de 170% na média móvel de mortes.
No Sul, a prefeitura de Turvo publicou na noite de quinta (23) um decreto determinando fechamento de locais não essenciais neste fim de semana. Já Balneário Arroio do Silva suspendeu nesta sexta-feira (24) até 3 de agosto a circulação do transporte de passageiros e permanência de pessoas em locais públicos, incluindo praias, parques, praças e lagos.
As medidas de Arroio do Silva foram anunciadas também por cidades do Meio-Oeste para a próxima semana. Já as cidades da região Oeste, por enquanto, reduziram horários de funcionamentos de estabelecimentos.
COVID-19 avança em Santa Catarina
O número de regiões catarinenses em situação gravíssima aumentou de sete para nove na noite de quarta-feira (22). A região de Laguna saiu da situação gravíssima e foi para grave e outras três regiões foram da situação grave para gravíssima: Oeste, Meio-Oeste e Extremo Sul.
Há uma semana o governo do estado anunciou restrições para 111 cidades das sete regiões que estavam na situação gravíssima, suspendendo o transporte coletivo por 14 dias e proibindo circulação e permanência de pessoas em locais públicos. Algumas cidades, como Blumenau, fecharam o comércio e shoppings.
Mesmo com a ampliação no número de cidades na situação gravíssima, até o início da tarde desta sexta-feira (24) o governo não anunciou novas medidas para esses locais.
Além do aumento de casos e mortes, o aumento da taxa de ocupação em leitos de UTI tem preocupado, está em 79,4% a maior desde o início da pandemia, e alguns locais, como Joinville, cidade com mais casos e mortes, não tem mais vagas públicas.
Veja como está a ocupação de leitos de UTI pelo SUS em SC
Para um dos especialistas em saúde pública que acompanha a situação da pandemia em Santa Catarina, Fabrício Menegon, professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o poder público precisa anunciar novas restrições.
“Importante que o Governo do Estado adotasse as medidas necessários para conter o avanço de casos e, consequentemente, de óbitos. Ainda dá tempo de reverter a situação, mas o governo precisa tomar essas medidas”, disse.
Nove regiões de SC estão em situação gravíssima por causa da Covid-19
Arte NSC TV
Após novo decreto, especialista alerta que SC precisa de mais restrições contra Covid-19
Situação no Extremo Sul
A associação de municípios do extremo sul (Amesc) fez algumas recomendações e algumas prefeituras publicaram decretos.O setor jurídico da Amesc recomendou um modelo de decreto que agora deve ser adotado por 15 cidade da região para unificar as ações.
Os prefeitos podem incluir medidas mais rígidas, mas não flexibilizar o que foi determinado. As principais regras desse modelo são: tornar o uso de máscara obrigatório para circular nas ruas e limitar o horário de atendimento de bares, restaurantes e conveniências, ficando aberto até as 21h.
Extremo Sul de SC está em situação gravíssima e anuncia mais restrições
Em Balneário Arroio do Silva, a prefeitura suspendeu e circulação de veículos de Transporte Coletivo Urbano Municipal e Intermunicipal de passageiros e a concentração e a permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo até 3 de agosto – veja aqui a íntegra do decreto.
Já Turvo decretou fechamento dos serviços não essenciais neste fim de semana, incluindo supermercados e indústrias, e na segunda-feira (27) deve reavaliar ações. Outras cidades avaliam ações.
Já os 18 municípios que fazem parte da associação da região de Laguna, a Amurel, devem flexibilizar as medidas adotadas semana passada, como fechamento de comércio. A região deixou de fazer parte da classificação gravíssima e a quarentena mais rígida adotada pelos municípios termina nesta sexta.
O comércio de rua poderá voltar a funcionar de segunda a sexta até as 18h. Nos sábados, podem abrir durante um período do dia. Bares e restaurantes também podem voltar a atender até as 22h, depois, somente tele entrega.
Mas ainda vale na região o decreto do estado publicado há uma semana proibindo transporte público na região e aglomeração e permanência em locais públicos.
Meio-Oeste
Municípios do Oeste e Meio-Oeste também avaliam ações após irem para situação gravíssima, de acordo com o mapa de risco do governo estadual.
Ao menos 20 municípios da região do Meio-Oeste devem adotar novas restrições na próxima semana, caso de Joaçaba, Campos Novos, Luzerna, Herval do Oeste e Capinzal.
Entre as proibições que ainda devem ser publicadas está a suspensão do transporte coletivo, a restrição de horários de bares e restaurantes e proibição de aglomeração ou permanência em locais públicos.
Municípios do Meio-Oeste estão em nível gravíssimo de transmissão
Oeste
As associações de municípios do Oeste se reuniram na quinta-feira (23), alinharam algumas ações, mas cada prefeitura tem liberdade de decidir por novas restrições.
Entre as medidas sugeridas pelas associações está a restrição no horário de fechamento de estabelecimentos como bares e restaurantes entre 19h e 22h, e os locais devem funcionar com no máximo 50% da ocupação máxima. Também há restrições ao acesso simultâneo aos supermercados, só pode ir uma pessoa por família.
Prefeitos do Oeste de SC alinham medidas e revalidam restrições aos municípios
As unidades de terapia intensiva da região também começam a ficar cheias, como em Chapecó, com 51% nas enfermarias e 48% nas UTI. O Hospital regional de Chapecó anunciou cancelamento das cirurgias eletivas.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line