Covid-19: 1ª vacina na Itália vai para profissionais de saúde e idosos

A vacina contra a covid-19 na Itália está prevista para o final deste ano

A vacina contra a covid-19 na Itália está prevista para o final deste ano

Andrey Rudakov/RDIF/via Reuters – 07.08.2020

A Itália espera ter as primeiras vacinas antes do final do ano e as primeiras doses, cerca de dois ou três milhões, vão para os profissionais de saúde e os idosos com doenças, principalmente aqueles que encontrados em residências.

“Quando a vacina chegar, o problema será decidir a quem dar. No início teremos algumas doses, dois ou três milhões. Minha proposta é que sejam gratuitas e cheguem primeiro aos trabalhadores de saúde e aos idosos com patologias, principalmente os que Estão em residências ”, afirmou o ministro da Saúde, Roberto Speranza, em entrevista publicada hoje pelo jornal Corriere della Sera.

Leia também: UFRJ desenvolve teste sorológico 20 vezes mais barato

Ele descartou, como o primeiro-ministro já fez nos últimos dias, que o governo pense em um novo confinamento nacional apesar do recente aumento dos casos de contágio e sublinhou que a Itália tem “investido muitos recursos e fortalecido o Serviço Nacional de Saúde”. .

Speranza considerou que estão reunidas todas as condições para uma reabertura segura das escolas nas próximas semanas e pediu aos partidos políticos que deixem de lado as suas discrepâncias e críticas para se unirem e superar a crise da pandemia.

“O outono não será fácil e acho que teremos que agir com a máxima cautela. Porém, estou otimista, vejo a luz no fim do túnel. Em alguns meses teremos resultados animadores tanto para tratamentos quanto para vacinas. Por enquanto temos que resistir”,

“Até a vacina temos que manter o nível de atendimento muito alto, embora a situação italiana seja, felizmente, diferente de outros países europeus”, concluiu.

A Itália acumula mais de 276 mil casos de contágio e 35.534 mortes com coronavírus desde o início da emergência no país em 21 de fevereiro, segundo o último balanço oficial no sábado.

Leitores On Line