Coronavírus: Prefeitura de Curitiba libera academias em novo decreto; supermercados voltam a fechar aos domingos


Academias estão fechadas desde o dia 13 de junho, quando foi decretada a bandeira laranja na cidade. Medida volta a fechar supermercados aos domingos. Novo decreto proíbe funcionamento de comércios de rua e supermercados aos domingos.

As academias de Curitiba podem voltar a funcionar, segundo informou a prefeitura do município. Um novo decreto que atualiza as regras de funcionamento das atividades vai ser publicado nesta terça-feira (21), de acordo com a administração municipal.
Segundo as novas regras, os estabelecimentos podem funcionar de segunda a sábado.
O decreto também volta a fechar supermercados e restaurantes aos domingos, como aconteceu durante a vigência das medidas restritivas estaduais de 1º a 14 de julho.

A nova medida também determina que restaurantes e lanchonetes funcionem apenas com delivery e drive thru aos domingos.
Os comércios de rua, que antes podiam funcionar das 10h às 16h, agora podem funcionar até as 18h. Segundo a secretária municipal de Saúde Márcia Huçulak, a medida tem como objetivo evitar aglomerações no transporte público.
Novas regras
Devem fechar por tempo indeterminado:
Casas de show, festas, teatros, circo, congressos, feiras técnicas, convenções e atividades correlatas.
Bares e atividades correlatas
Parques e praças esportivas
Atividades físicas aquáticas e práticas esportivas coletivas
Clubes sociais e esportivos, podendo manter o funcionamento das atividades de lanchonetes e restaurantes, academias e salões de beleza.
Podem funcionar, com restrições:
Comércio de rua não essencial: das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Shopping centers: das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira, entre 12h e 20h. Os serviços de alimentação podem funcionar em delivery aos finais de semana.
Galerias e centros comerciais: das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Restaurantes e lanchonetes: até as 22h, de segunda a sábado. Após esse horário e aos domingos, podem funcionar apenas na modalidade delivery e drive-thru.
Mercados, supermercados e hipermercados: de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário.
Panificadoras e padarias: Até as 22h, de segunda a sábado até às 22 horas, sem consumo no local. Aos domingos, das 7h às 18h.
Comércio de produtos e alimentos para animais: de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário. Aos domingos permitido atendimento de delivery e drive-thru.
Feiras livres: de segunda a sexta-feira, sem restrição de horário.
Comércio varejista de hortifrutis, quitandas, mercearias, peixarias e açougues: de segunda-feira a sábado.
Escritórios em geral, salões de beleza, barbearias, atividades de estética, academias de ginástica, serviços de banho e tosa de animais.: De segunda a sábado, sem restrição de horário.
Lojas de material de construção : funcionamento de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário. Aos domingos, podem funcionar nas modalidades delivery e drive-thru
O horário de entrada dos trabalhadores dos estabelecimentos comerciais deverá ser compatível com o horário de abertura do estabelecimento.
No dia 13 de junho, a cidade adotou a bandeira laranja, que sinaliza um alerta de nível médio de risco em relação à pandemia do coronavírus.
Desde então, academias, bares, igrejas e clubes estavam proibidos de abrir na cidade. Outras atividades comerciais tinham a determinação de funcionar com 50% da capacidade, com restrições de horários. O decreto desta terça-feira (21), flexibiliza estas restrições.
Segundo o boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) na segunda-feira (20), Curitiba teve desde o início da pandemia 12,2 mil casos confirmados de Covid-19 e 361 mortes confirmadas.
A taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na cidade na segunda-feira era de 90%, segundo a Sesa.
Esta reportagem está em atualização.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line