Coronavírus: Novo decreto em Maringá volta a ampliar horários de funcionamento de estabelecimentos


Decreto foi publicado nesta segunda-feira (20) pela prefeitura; medidas serão aplicadas a partir de quarta-feira (22) e serão válidas por 14 dias. Confira as mudanças. Maringá, no norte do Paraná

A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, publicou nesta segunda-feira (20) um decreto com novas medidas tratando da suspensão de algumas atividades e da liberação com restrições do funcionamento de outras.
As novas determinações serão aplicadas a partir de quarta-feira (22) e valem por 14 dias.
Conforme o secretário de Saúde, Jair Biatto, não são medidas de flexibilização, mas de retomada de horários já praticados, “considerando as taxas de ocupação geral de leitos de UTI, de positividade de teste, de transmissibilidade e de isolamento”.
Maringá tem 2.160 casos confirmados da doença e 31 mortes, conforme o boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), desta segunda-feira.

Restrições de horário
Bares, restaurantes, lanchonetes e demais empresas ligadas a área de alimentação poderão funcionar de segunda a quinta-feira, das 8h às 22h, de sexta a domingo das 8h às 15h e delivery, drive thru ou retirada no balcão, todos os dias das 8h às 22h.
Mercados, supermercados, açougues, peixarias, quitandas, mercearias, casas de massas e similares poderão funcionar de segunda a sábado, das 8h às 20h, e domingo, das 8h às 13h.
Padarias, confeitarias e similares estão autorizadas a funcionar com consumo interno, de segunda a quinta-feira, das 7h às 22h, de sexta-feira a domingo, das 7h às 15h e delivery, drive thru ou retirada no balcão, todos os dias das 7h às 22h.
A feira do produtor, no estacionamento do Estádio Willie Davids, fica autorizada a funcionar às quartas-feiras, das 16h às 20h, e sábados, das 6h às 11h.
Pet shops funcionarão de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Nos sábados ficam autorizados a atender das 8h às 12h, exclusivamente para a venda de ração e medicamento.
Templos religiosos estão autorizados a realizar até quatro celebrações presenciais semanais de segunda a domingo, atendendo as regras do decreto.
Salões de beleza funcionarão de segunda a sábado, das 9h às 17h.
Lotéricas funcionarão de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados das 8h às 12h;
Comércio de rua deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h;
Galerias e centros comerciais podem abrir segunda a sexta, das 10h às 16h;
Shopping centers, inclusive as praças de alimentação, podem funcionar de segunda a sexta-feira, das 11h as 20h. Os estabelecimentos que funcionam nos shopping devem respeitar o horário de funcionamento do local;
Escritórios em geral, empresas de tecnologia e coworking funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
Autopeças abrem de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h;
Autoescola funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As aulas práticas obrigatórias para o período noturno podem ser ministradas até 22h30;
Borracharias, chaveiros e serviços emergenciais poderão funcionar em qualquer dia da semana e sem restrição de horário;
Serviços de call center e telemarketing deverão funcionar respeitando a distância minima de dois metros entre os trabalhadores;
Cursos profissionalizantes, de reciclagem profissional ou tecnológicos e autoescola, poderão funcionar para aulas individuais ou coletivas, por agendamento ou escalonamento de horários, sem contato físico.
Atividades suspensas
Casas noturnas, pubs, lounges, tabacarias, boates e similares;
Buffets, salões de eventos/festas, espaço de recreação e entretenimento e similares;
Cinemas, museus, bibliotecas e similares,
Clubes, associações recreativas e afins;
Realização de festas, eventos, partidas esportivas e quaisquer atividades similares em espaço público ou privado, inclusive em condomínios residenciais.
Conforme o documento desta segunda-feira, fica estabelecida multa de R$ 10 mil para o proprietário de chácara de lazer que utilizar (exceto para uso do dono e familiares que moram na mesma casa), ceder ou alugar o imóvel para festas ou eventos.
Confira o decreto completo.

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.