Wednesday, 12 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Coronavírus: Campinas publica prorrogação da quarentena e retomadas das cirurgias eletivas



Período de quarentena foi estendido até 10 de agosto e acompanha decisão do governo estadual de classificar região na fase laranja do plano de retomada. A Prefeitura de Campinas (SP) publicou nesta quinta-feira (30) decreto que prorroga a quarentena para combate ao novo coronavírus até 10 de agosto e oficializa a permissão para retomada das cirurgias eletivas (não urgentes) nos hospitais públicos e privados, a critério do médico.

A publicação no Diário Oficial também considera a decisão do governo estadual de classificar o Departamento Regional de Saúde 7 (DRS-7), ao qual Campinas faz parte com mais 41 cidades, na fase 2 – laranja do plano de retomada. A evolução permitiu a reabertura do comércio na segunda (27).
A decisão de retomar as eletivas já havia sido anunciada na quarta-feira (29). O decreto desta quinta exige que a indicação para a cirurgia seja registrada no prontuário do paciente.
Segundo a Secretaria de Saúde, o maior gargalo de procedimentos que deixaram de ser feitos na quarentena da Covid-19 está na especialidade de ortopedia.
Vista aérea do Bosque dos Jequitibás, em Campinas

Suspensas há quatro meses
As cirurgias estavam suspensas na rede pública desde março, no início da pandemia do novo coronavírus. Já na rede particular, a determinação ocorreu mais recentemente, no dia 19 de junho.
O secretário Municipal de Saúde, Carmino de Souza, afirmou na quarta que a decisão não significa que os hospitais passarão a operar “todo mundo”.
“Não é que vamos a partir de amanhã [30 de julho] operar todo mundo. A medida foi tomada no sentido de preservar leitos para pacientes com Covid, e hoje temos uma certa acomodação, tanto em leitos de retaguarda, como inclusive para UTI. A gente vem melhorando dia a dia, a taxa de ocupação vem caindo. A ideia é que a gente possa usar leitos para cuidar de outras coisas”, explica Souza.

Obter novas postagens por e-mail:

Cadernos

Confira…



Fale conosco
redacao@jornaltijucas.com.br 
+554833330097

 

Leitores On Line

 

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE