Conselho Universitário da UFSC decide sobre retomada do ensino e calendário excepcional nesta sexta-feira

O Conselho Universitário (CUn) irá apreciar nesta sexta-feira, 17 de julho, a Resolução que regulamentará a retomada das atividades de ensino na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As propostas a serem votadas foram apresentadas em 26 de junho, em um relatório do Comitê de Combate à Pandemia da Covid-19, e posteriormente analisadas por uma comissão do CUn, que entregou seu parecer, a metodologia de aprovação e os destaques a serem votados na Minuta de Resolução e no Calendário Suplementar Excepcional nesta segunda-feira, 13 de junho. 

Durante a sessão extraordinária, que irá começar às 9 e pode ir além das 18 horas (com pausa para almoço), podem ser votadas até 92 propostas para o redimensionamento de atividades acadêmicas. Entre elas está a forma de realização das atividades não presenciais, a data da retomada (de três a cinco semanas após aprovação da proposta), se serão permitidas ou não a aferição de frequência e a realização de atividades avaliativas síncronas, as responsabilidades para o acesso às plataformas de ensino, entre outras – confira a minuta aqui. A retomada irá proporcionar 16 semanas letivas do semestre 2020.1, com duas semanas de recesso e retomada do semestre 2020.2 na semana 19. As datas efetivas serão definidas após a aprovação do Conselho.

“Os documentos que agora chegam aos membros do Conselho são resultado de um grande trabalho coletivo e com intensa participação de todos os segmentos. A consolidação, elaborada pela comissão designada pelo próprio Conselho, revela a maturidade e o equilíbrio que a Universidade possui”, elogia  Ubaldo Cesar Balthazar, reitor da UFSC. “Eu tenho certeza que a sessão do dia 17 vai responder à altura os questionamentos que recaem sobre a UFSC. Teremos, ao final, uma normativa que respeita a ciência, ouve a comunidade e atende de forma inclusiva e ampla toda a comunidade de estudantes em todos os níveis”, ressalta. 

O presidente da comissão do Conselho Universitário, Antonio Alberto Brunetta, salientou, em entrevista à TV UFSC, que o andamento do processo, passando por todas as etapas de discussão e validação, é necessário e democrático. “O que se está a fazer na UFSC não é uma morosidade voluntária. Se está dando o tempo necessário para respeitar os procedimentos democráticos que são premissas do nosso trabalho, e ao mesmo tempo garantindo que possa haver um planejamento para que essa ação seja bem-sucedida no futuro”.

Como será a votação

A minuta de resolução e a readequação do calendário do primeiro semestre serão colocadas em discussão e votação na sexta-feira. A comissão elaborou uma proposta que recebeu 170 sugestões de alterações, supressões e inclusões.

O relatório propõe que cada dispositivo da minuta e do calendário onde houve proposta alternativa seja apreciado individualmente, com até três inscrições para defesa da proposta original e três para defesa dos destaques (cada fala com até dois minutos), sem inclusão de novas propostas. Os dispositivos sem destaque devem ser votados em bloco.

Após a última defesa apresentada estará aberto o regime de votação, que irá utilizar o recurso “Enquete” da plataforma RNP, disponíveis aos conselheiros.

Inclusão digital

A UFSC, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) lançou um sistema para registro prévio do Programa Emergencial de Inclusão Digital, que oferecerá computadores e acesso à Internet para estudantes de graduação, de pós-graduação stricto sensu, e de ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da UFSC. O Programa é regulamentado pelo Edital nº10/2020 e tem o objetivo de identificar os estudantes que necessitam de apoio quanto ao acesso a equipamentos de informática e à Internet. Para efetuar o cadastro, é necessário preencher as informações no site https://inclusaodigital.ufsc.br/. Em caso de dúvidas, a Prae preparou uma página de perguntas e respostas. 

A pró-reitoria recebe os registros desde 1º de julho e até o momento foram cadastrados cerca de 1500 alunos. “Estamos aguardando a definição do Conselho Universitário, mas algumas ações já estão sendo tomadas para agilizar o processo. Além do registro prévio, estamos realizando um levantamento junto aos Centros de Ensino de todas as máquinas disponíveis para empréstimo. Simultaneamente, a SeTIC está encaminhando os processos de compra ou aluguel de equipamentos, caso seja necessário. Nossa expectativa é que o número de registros aumente após a aprovação do CUn”, explica o pró-reitor Pedro Manique Barreto.

Acompanhe

A sessão do Conselho Universitário será realizada remotamente, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Todos os documentos sobre o processo de retomada do ensino na UFSC estão disponíveis por meio do Sistema de Gestão de Processos Digitais, Processo nº 23080.024153/2020-57 (necessário efetuar login com o seu idUFSC).

Veja também:
Matéria da TV UFSC sobre a comissão do Conselho Universitário
Comissão do Conselho Universitário emitirá parecer sobre propostas de retomada do ensino na UFSC

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line