Conheça o Serasa Score com informações do Cadastro Positivo e veja como ele pode ajudar a melhorar os resultados de sua empresa


Com acesso prático e fácil entendimento, a solução aproveita o imenso volume de dados do Cadastro Positivo para classificar o risco de inadimplência do seu cliente, trazendo informações mais precisas para tomar as melhores decisões para fechar novos negócios e evitar prejuízos. Já imaginou os ganhos que sua pequena ou média empresa teria caso encontrasse uma maneira de fechar mais negócios e correr menos risco de inadimplência em um cenário econômico tão complicado como o atual?
Não seria interessante adotar as mesmas estratégias de grandes companhias, transformando sua área de crédito?
Faria diferença ter acesso a uma ferramenta confiável, que oferecesse segurança para a tomada de decisões, mas que fosse simples de utilizar e que coubesse na sua realidade financeira?
Seria um sonho tudo isso em um momento tão desafiador? Claro que não! Com o Serasa Score com Positivo, tudo isso é possível e fácil de implementar.
Essa solução funciona como se fosse um termômetro para avaliar a saúde financeira do seu cliente, seja ele um consumidor ou uma empresa, e indica qual é a probabilidade de ele se tornar inadimplente num horizonte de 6 meses. Só que este “termômetro” apresenta pontos, em vez de temperatura. A pontuação varia de 0 a 1.000. Quanto mais alto esse número, menor o risco de o tomador de crédito se tornar inadimplente.
Veja o exemplo: Na sua carteira de clientes, Antônio soma 650 pontos no Serasa Score com Positivo. Ele vai apresentar mais riscos de não pagar uma parcela de uma dívida do que João, que tem 800 pontos. Com essa informação em mãos, você pode adaptar suas políticas de vendas, concessão de crédito e venda a prazo de acordo com cada perfil.
Seu cliente tem Serasa Score mais alto, como o João? Você pode, por exemplo, liberar um crédito maior e juros menores, fazer uma venda de maior valor agregado ou parcelar em mais vezes, pois o risco de não pagamento é baixo.
Mas se ele tiver um score mais baixo, como o Antônio, você não vai deixar de vender, mas pode estabelecer políticas mais rígidas ou aumentar a taxa de juros, por exemplo.
O Serasa Score com Positivo é muito prático, permitindo que qualquer empresa, independentemente do tamanho, possa usá-lo. Mas, por trás dessa facilidade, uma complexa engrenagem combina as mais eficientes e avançadas soluções tecnológicas para prever o comportamento futuro de um consumidor ou empresa. É assim que a Serasa Experian assegura elevada precisão para estimar o risco de inadimplência de cada cliente.
Agora, caso sua empresa já use o Serasa Score tradicional, você pode estar pensando: “Eu já tenho tudo isso e já funciona muito bem”. É verdade. Só que há uma diferença importante que torna o Serasa Score com Positivo ainda mais poderoso, ele oferece informações ainda mais precisas para a sua tomada na decisão de crédito, pois inclui informações sobre o histórico de pagamentos do cliente, e não apenas os dados de inadimplência.
O Serasa Score tradicional se consagrou no mercado porque, para mover toda aquela engrenagem que citamos acima, utiliza o maior banco de dados de inadimplência da América Latina. Ou seja: ele estabelece uma nota para uma pessoa física ou jurídica a partir do cruzamento de informações que focam na inadimplência – dados sobre dívidas vencidas não pagas, se uma empresa ou pessoa está negativada naquele momento etc.
A força do Cadastro Positivo
O Serasa Score com Positivo vai além. Os dados de inadimplência também estão ali, mas vão se somar à infinidade de informações do Cadastro Positivo. Essa base é ainda mais rica, porque considera os hábitos de pagamento do cliente. Em outras palavras: ela não só reúne informação de ausência de pagamento, mas também consegue identificar tudo aquilo que foi pago em dia ou com um breve atraso por uma pessoa física ou jurídica.
Com a inclusão do histórico de pagamentos no conjunto de informações analisadas pelo sistema, o Serasa Score com Positivo consegue ser muito mais preciso em suas projeções. É a validação, na prática, de uma máxima do mundo das estatísticas: mais informações de qualidade significam maior grau de acerto nas previsões.
Um outro exemplo hipotético deixa ainda mais claro o ganho com essa novidade da Serasa Experian. Joana e Maria têm um perfil parecido e nunca chegaram a ficar negativadas. Só que Maria, nos últimos anos, começou a aumentar o número de contas que paga com pequenos atrasos.
No Serasa Score tradicional, a tendência é que as duas tenham notas semelhantes. Já o Serasa Score com Positivo vai atribuir uma pontuação menor para Maria – afinal, se ela está atrasando cada vez mais, há uma forte chance de, nos próximos meses, ela simplesmente não conseguir pagar alguma dívida. Só o Serasa Score com Positivo consegue avaliar isso, porque somente ele acessa o histórico de pagamentos de Maria, de Joana e de outros milhões de brasileiros. E se a Maria e a Joana fossem duas empresas, o mesmo aconteceria, pois o Cadastro Positivo também traz informações sobre o comportamento financeiro dos CNPJs.
A Serasa Experian oferece uma solução com um grau ainda maior de sofisticação. Além de todas as vantagens já apresentadas, ela adiciona o machine learning nas técnicas de modelagem estatística para a análise de dados e construção do Score.
Esse sistema é capaz de identificar pontos específicos de melhoria no cálculo e de atuar automaticamente para aumentar o nível de precisão do Score. A grande vantagem aqui é o poder de computação da máquina: com ele, é possível realizar esse tipo de trabalho milhares de vezes, de maneira mais rápida e detalhada. Vale ressaltar que o machine learning está presente em serviços muito úteis do dia a dia.
Essas soluções já integram o cotidiano de grandes companhias. Elas perceberam a importância de aperfeiçoar as políticas de crédito para melhorar os resultados em um momento em que é essencial buscar novas oportunidades de negócios e reduzir prejuízos. Porém, tudo isso pode fazer parte da realidade de pequenas e médias empresas também.
Decisões mais seguras e mais vendas para os clientes que você já tem
Isso porque o Serasa Score com Positivo não é apenas fácil de entender. Ele também é prático, pois permite consultas pela web ou por relatórios em diferentes canais. Ou seja: com um investimento de pequena ou média empresa, adaptado de acordo com a sua capacidade, você conseguirá adotar ferramentas para conceder crédito da mesma forma que uma grande empresa faz.
E grande também poderá ser o resultado positivo até o fim do ano. Uma decisão fundamentada em informações mais confiáveis permite que você descubra oportunidades de novos negócios em sua própria carteira de clientes. O Serasa Score com Positivo possibilita que, por exemplo, você possa conceder mais crédito para clientes com melhor pontuação – é aquela chance que faltava para oferecer um produto ou serviço mais caro ao grupo de menor risco.
Pode também diminuir as perdas com inadimplência em um momento de crise econômica, porque essa solução leva em conta um maior volume de informações atualizadas para avaliar um cliente. Se ele começou a pagar com atrasos nos últimos meses, esse comportamento já irá se refletir na nota do Serasa Score com Positivo.
E o que é bom pode ficar ainda melhor. Você tem condições de refinar suas análises acrescentando outras informações ao score. Com o Cadastro Positivo, a Serasa Experian criou os Atributos, uma camada de informações extras para aumentar ainda mais a visibilidade sobre o comportamento financeiro de seus clientes. Você pode ter projeções sobre o hábito de pagamentos de pessoas físicas ou jurídicas, estimativa de rendimentos ou faturamentos e a projeção sobre a pontualidade de pagamento.
Viu só como o Serasa Score com Positivo e outras soluções do Cadastro Positivo podem fazer a diferença para sua empresa? Acesse o site da Serasa Experian e ganhe aliados para vender mais e melhor.
Leitores On Line