Confira como está a balneabilidade da avenida Beira-Mar Norte

Dos cinco pontos analisados na Beira-Mar Norte na última sexta-feira de forma não oficial pela Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) dois pontos estão próprios para banho (na saída da unidade de tratamento e na altura do heliporto) e três impróprios para banho (no trapiche, próximo ao Koxixo’s e ao lado da unidade de tratamento).

Vale lembrar que as medições oficiais são feitas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), órgão do governo responsável pelo monitoramento da balneabilidade em todo o Estado, e que retomou as análises em agosto e ainda não tem dados para verificar a balneabilidade do local.

Última coleta na beira-mar Norte foi feita pela Casan na sexta-feira (11) – Foto: Guta Cavalheiro/ND

Apesar de a Beira-Mar Norte ainda não estar balneável em todos os pontos, a Casan afirma que a URA (Unidade de Recuperação Ambiental) passa constantemente por ajustes. Ontem, a companhia iniciou um pente fino nas três elevatórias que apresentaram resultados de coliformes fecais acima da média.

Segundo a Casan, a URA está funcionando perfeitamente e hoje 80% da carga de esgoto que chegava à Baía não chega mais, nem à água nem à areia. Mas outro problema ainda precisa ser combatido: o alto número de irregularidades nas instalações de esgoto dos prédios da região.

Leitores On Line