Com ventos de 92 km/h, temporal atinge regiões do Oeste de SC neste domingo

A Defesa Civil de Santa Catarina já emitia alerta para temporais neste domingo (27) em várias regiões. Ao menos cinco delas que constam no mapa em laranja houve chuva considerável, ventos fortes e pontuais. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou por volta das 10h vento de 92km/h.

Temporal causou destelhamentos em Chapecó por volta das 10h deste domingo (27) – Foto: Divulgação/ND

De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil de Chapecó, Vilson Antônio Zamboni, até a tarde deste domingo foi registrado destelhamento em sete casas, porém não soube informar em quais bairros. Além disso, informou que a Defesa Civil Municipal distribuiu às famílias atingidas cerca de 280 metros de lonas. Segundo Zamboni, não foi registrado granizo na Capital do Oeste.

Já no Extremo-Oeste de Santa Catarina, de acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil de São Miguel do Oeste, Jeferson Dias, foi registrado ventos e chuva de granizo de maneira pontual. Nenhum chamado foi registrado pela Defesa Civil e nem pelo Corpo de Bombeiros. Conforme informou o site Peperi, internautas registraram chuva de granizo no bairro Agostini. O fenômeno ocorreu por volta das 8h e durou poucos segundos.

Em São Miguel do Oeste uma internauta registrou chuva de granizo – Foto: Noeli Fernandes / Portal Peperi

Conforme o meteorologista de Chapecó, Piter Scheuer, os temporais que atingiram as regiões do Oeste e Extremo-Oeste já estavam previstos. Segundo ele, pode ser considerado uma micro-explosão ou vendaval.

“Tivemos núcleos de instabilidade que favoreceram rajadas de vento de 92km/h em Chapecó segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Foi considerada uma micro- explosão, ou vendaval. Ainda pode dar alguns temporais porque vai passar uma frente fria pelo estado”, comenta o meteorologista.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu por volta das 17h um novo alerta, porém com risco de temporal isolado com descargas elétricas, rajadas de vendo e granizo nas regiões divisa com o Paraná. Isso deve ocorrer por volta das 20h deste domingo.

Nova tempestade está prevista para as 20h nas regiões com divisa com o Paraná – Foto: Defesa Civil de SC