Com presença do governador, Estado ativa 10 leitos de UTI em Nova Trento

O Hospital Municipal Imaculada Conceição, de Nova Trento, é mais um a receber leitos de UTI para o tratamento de pacientes com a Covid-19 em Santa Catarina. A ativação dos 10 primeiros leitos de terapia intensiva da unidade ocorreu na manhã desta quarta-feira, 19, com a presença do governador Carlos Moisés em ato realizado no hospital.


Foto: Mauricio Vieira/Secom

O governador destacou a união de forças entre o Governo Federal, estadual e o município, que garantiu a ativação com agilidade. Carlos Moisés reforçou a importância de ter uma rede de saúde preparada para atender todos pacientes que precisarem da terapia intensiva na luta contra o coronavírus. Essa foi uma das primeiras estratégias de enfrentamento à pandemia adotadas pelo Governo do Estado, junto com o decreto que suspendeu atividades não essenciais, de maneira pioneira no país, ainda no mês de março.

>> Mais fotos na galeria

“Isso foi determinante para que os resultados da luta contra o coronavírus fossem melhores aqui em Santa Catarina”, ressaltou. Entre os resultados, o governador citou o fato de nenhuma morte por Covid-19 ter sido provocada por falta de leitos de UTI em SC e o estado apresentar uma das menores taxas de mortalidade pela doença do país.

Desde o início da pandemia, o Governo do Estado já ampliou em 85% o número de leitos de terapia intensiva disponíveis para atender pacientes com a Covid-19 em hospitais catarinenses.

O governador também informou que a curva de evolução do novo coronavírus começa a dar sinais de estabilidade no estado e reforçou que a participação responsável de cada cidadão continua sendo essencial para superar este desafio. “Nós agimos de maneira correta e, neste momento, precisamos manter todos os cuidados para que ao final de tudo isso tenhamos o melhor resultado como gestores e como cidadãos. O empenho e o trabalho continuam, com foco na preservação da vida de todos”, enfatizou.

De acordo com o adjunto da secretaria de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, depois das etapas de decisões centrais e regionalizadas, a estratégia atualmente envolve principalmente o engajamento social. “Se não houver uma conscientização profunda de comportamento não há legislação que controle a doença. Não podemos descuidar de todos os protocolos que ajudam a conter o avanço do contágio”, observou.

Novos leitos chegam em momento importante

O prefeito de Nova Trento, Gian Voltolini, agradeceu ao governador pela agilidade com que o processo de ativação de novos leitos ocorreu no hospital Imaculada Conceição. Segundo o prefeito, não poderia ter sido em um momento mais importante, já que assim que a estrutura foi colocada em operação, um paciente de Nova Trento precisou de terapia intensiva por causa da Covid-19.

O homem de 63 anos está respirando com a ajuda de ventiladores pulmonares e graças à UTI do hospital não precisou ser transferido para outro município. “Esse é o verdadeiro sentido da nossa batalha diária por mais saúde. Não gostaríamos que as pessoas precisassem, mas sabemos que para alguns este tipo de atendimento, será necessário. Por isso é importante que o município tenha condições de prestar este atendimento”, agradeceu Voltolini.

Além dos novos leitos de UTI para Covid-19, o prefeito destacou a parceria com o Governo do Estado na construção da nova ala do hospital. Estão sendo construídos mais 30 leitos com investimento de R$ 1,2 milhões por parte do Executivo estadual.

O Hospital Imaculada Conceição atende, além da população local, pacientes de outros 22 municípios da região. Segundo a direção, no pronto-atendimento de emergências são atendidas cerca de 1,1 mil pessoas por mês, via SUS.

Entre os pleitos da saúde municipal está transformar o hospital em uma referência de atendimento oncológico. O prefeito aponta que, aliada à medicina, a história de fé de Santa Paulina também é um ponto positivo para quem enfrenta um tratamento de saúde difícil. “Temos ousadia, determinação e um time de pessoas comprometidas para salvar vidas”, completou o secretário municipal de Saúde, Adauton Raulino.

Os deputados Fábio Schiochet, Paulinha e Altair Silva acompanharam o ato em Nova Trento e também destacaram a importância da ação do Estado para a saúde de toda a região do Vale do Rio Tijucas.

Visita ao Santuário de Santa Paulina

Após o ato de ativação de dez leitos de UTI, o governador Carlos Moisés, acompanhado do prefeito Voltolini e dos deputados, fez uma visita ao santuário de Santa Paulina no município. Em anos de atividades normais, o local recebe uma média anual de aproximadamente 900 mil visitantes.