Com Fundeb na pauta, Ramos reúne líderes e vice-líderes do governo

Envolvido nas tratativas para votação na Câmara da PEC (proposta de emenda à Constituição) que torna permanente o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação), o ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) recebeu nesta 3ª feira (21.jul.2020) no Palácio do Planalto –pela 1ª vez– líderes e vice-líderes da Câmara, do Senado e do Congresso.

Ramos já tinha se reunido com os líderes da Casa na manhã desta 2ª feira (20.jul), por videoconferência. Na ocasião, apresentou uma série de mudanças que o governo gostaria que fossem feitas no texto. Nesta 3ª, voltou às reuniões –mas com quorum ainda maior.

No que depender do governo, a votação pode ficar para semana que vem. O objetivo é ganhar tempo. Isso porque o principal ministro encarregado da pauta seria Milton Ribeiro (Educação), que é novo no cargo e está com covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus).

Por esse motivo, a equipe econômica acabou capitaneando as discussões do lado do Poder Executivo. Agora, coube a Ramos fazer a ponte entre o ministro Paulo Guedes (Economia) e o Congresso Nacional. O chefe da economia já teve diversos atritos com políticos.

Ramos também vinha fazendo a ponte entre Guedes e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Estes 2 estavam há mais de 2 meses sem se falar, mas almoçaram juntos na última 5ª feira (16.jul), na casa do ministro Fábio Faria (Comunicações), que também atua para atenuar os atritos dentro do governo.

No encontro desta 3ª feira, Ramos reúne pela 1ª vez os vice-líderes do governo na Câmara recém-trocadas. Os vetos do presidente Jair Bolsonaro ao novo marco legal do saneamento –que ainda serão apreciados pelo Legislativo– também estão na pauta da reunião.

Eis a lista de participantes:

Videoconferência:

Deputados: Bia Kicis, Carla Zambelli, Caroline de Toni, Celso Russomano, Diego Garcia, José Medeiros, Rogério Peninha
Senadores: Elmano Férrer, Fernando Bezerra Coelho, Izalci Lucas, Chico Rodrigues

Presenciais:

Ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo)
Ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional)
Senador Eduardo Gomes
Deputados: Vitor Hugo, Chico Rodrigues, Aline Sleutjes, Aluisio Mendes, Carlos Jordy, Cláudio Cajado, Eros Biondini, Evair Vieira de Melo, Pr. Marco Feliciano, Maurício Dziedricki, Ricardo Barros, Sanderson
Secretários e Assessores: André Luis Boratto Braga, Paulo Bernardo Santos Andrade, Miguel Franco, Esteves P.C Jr., Silvio Avelino, Erika Leão Las Casas, Fabio Tayarol
Chefes de Gabinete: Cláudio Felipe e Rodrigo de Castro Guimarães

Com Agências

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.