Cidades do Nordeste de SC afetadas por decreto estadual registraram 96 mortes por coronavírus

No boletim divulgado pelo Estado nesta sexta-feira, mais 12 mortes haviam sido registradas nesta regiãofoto mostra joinville vista do mirante do morro do boa vista

Joinville, cidade mais populosa do Estado, é a que tem também o maior número de mortes por coronavírus

A região Nordeste de Santa Catarina, que foi uma das afetadas pelo decreto com medidas mais restritivas do Governo do Estado, já contabilizou 96 mortes de pessoas que contraíram Covid-19. São 13 cidades que compõem a região e, destas, oito já tiveram registros de mortes de moradores infectados pela doença. 

A região entrou na classificaçao de situação gravíssima e, por isso, as prefeituras terão que seguir as medidas determinadas pelo Estado a partir de segunda-feira (20). O decreto foi anunciado na noite desta sexta-feira (17).

Prefeito de Joinville se diz “perplexo” pela falta de consulta aos municípios antes do decreto estadual 

Considerando estas 13 cidades, 6.515 pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus na região Nordeste. Em toda a macrorregião Norte e Nordeste, que contempla também as cidades do Planalto Norte de Santa Catarina, foram registrados 7.427 casos e 114 mortes.

Grande parte deste número vem de Joinville, cidade mais populosa do Estado, que já perdeu 77 moradores que contraíram a doença e diagnosticou 4.347 pessoas com Covid-19 até a noite de sexta-feira (17), segundo os dados estaduais. Somente no boletim estadual de sexta-feira, oito novas mortes que ocorreram na cidade eram informadas.

O boletim também mostrou que Araquari registrou a segunda morte de morador com coronavírus, uma mulher de 69 anos. Guaramirim teve a primeira morte, um homem de 74 anos, e Itapoá informou mais duas mortes, uma mulher de 84 anos e um homem de 74 anos.

Cidades tinham restrições mais brandas

Joinville já adotava algumas medidas previstas em decreto municipal e limitava — em acordo feito com as concessionárias de transporte coletivo — a circulação dos ônibus, com menos linhas e horários, e sem atividades entre as 15 horas de sábado e a madrugada de segunda-feira.

​> Receba notícias de Joinville e da região Norte de SC por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do AN

Jaraguá do Sul, que tem o segundo maior número de casos e mortes da região — foram seis óbitos até esta sexta-feira — havia determinado a suspensão dos ônibus em decreto municipal na tarde de sexta-feira. São Francisco do Sul. que registrou cinco mortes, chegou a fechar o comércio há duas semanas como forma de conter o contágio. 

Com Agências