Cidades da RMC criam comitê para discutir sobre retorno às aulas em 2021

Prefeitos debateram as ações a serem adotadas no possível retorno das aulas na Região Metropolitana. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Fazenda Rio GrandeAinda sem uma data prevista e buscando um planejamento para o retorno seguro das aulas nas redes municipais e estadual, municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) criaram um comitê metropolitano para discutir o assunto. A formalização do grupo ocorreu durante webconferência do Fórum Metropolitano de Combate à Covid, nesta semana, conduzido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), com prefeitos e representantes das áreas da saúde e educação.

A ideia do Fórum é estruturar uma ação conjunta, com um retorno único em todos os 29 municípios, com medidas e ações pré-definidas para garantir a segurança de todos os alunos e profissionais, e o melhor gerenciamento dos recursos públicos destinados a esse fim.

Segundo o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack, é preciso pensar sobre o assunto caso a pandemia demore a passar, mas ainda seja possível fazer um retorno seguro aos quase um milhão de estudantes. “Um número expressivo, de modo que temos que pensar em como tratar de forma responsável essa área”, diz.

Para Wozniack, são muitas as questões a serem analisadas, para além da limpeza dentro da escola, como o transporte escolar, a distribuição da merenda, os custos com itens de limpeza e máscaras, o sistema de testagem nas crianças e a contratação de funcionários que atuariam em substituição daqueles afastados por serem grupo de risco ou terem adquirido a Covid-19. “Pesquisas feitas pelos municípios mostram que os pais não têm segurança em mandar seus filhos para as escolas enquanto não tiver essa resposta da vacina e enquanto não baixarem os números de contaminações. Então é muito difícil pensar no retorno das aulas sem ter essas garantias”, ressalta.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line