e todas aquelas delícias. Já ensinamos por aqui como fazer um  churrasco em seu apartamento
, sem fumaça ou sujeira, e agora a ideia é mostrar como preparar aquela carne com sabor de churrasco no fogão, usando frigideira e até uma panela de pressão.

churrasco
É possível fazer um churrasco em casa com panelas tradicionais

Segundo a dona do canal Larica na Brasa, Larissa Morales, o sabor do churrasco vem da queima da brasa, que dá o defumado. “Quando a gordura pinga no carvão e sobe a fumaça, é dali que vem o sabor do churrasco”, afirma a youtuber.

Como fazer isso em casa mesmo sem uma churrasqueira? Veja dicas e técnicas aprovadas por chefs especialistas em carnes.

Churrasco na panela de pressão

panela de pressão
Com um carvão enrolado em alumínio na panela de pressão, é possível simular um churrasco!

Larissa dá a dica para você que quer o sabor de defumado do carvão na carne e um churrasco parecido com o tradicional: fazer na panela de pressão
. Como? “Com um carvão embrulhado em papel alumínio na panela junto com as carnes. Traz uma lembrança do sabor, mas não fica tão forte”, afirma Larissa.

Churrasco na frigideira

frigideira
A frigideira de ferro é a mais recomendada por conta da facilidade de condução de calor

E se você tem medo ou não quer utilizar a panela de pressão, uma opção para uma carne com cara de churrasco e prepará-la na frigideira, mas é preciso escolher uma de ferro. “O ferro retém mais o calor, podendo trazer aquela crosta da carne saborosa”, afirma Larissa.

O chef do Gema Restaurante, Melchior Neto, indica também a frigideira. Mesmo se não tiver um modelo de ferro, ele aponta que a frigideira deve estar bem quente para o preparo da carne.

E ele lembra que a carne não pode estar gelada. “É importante tirar a carne da geladeira alguns minutos antes do preparo, para que ela fique pelo menos em temperatura ambiente”, afirma o chef.

A frigideira grill também é uma opção

frigideira

Uma outra opção é a frigideira grill, que traz a estética do churrasco na carne

Uma boa ideia é a frigideira grill, que traz a estética do churrasco. Mas se você pensa mais no sabor ao invés das marcas de um churrasco clássico, Larissa lembra que será necessário uma defumação no preparo. “Apesar da ondulação, é necessário utilizar a fumaça líquida ou algum tempero defumado para lembrar o sabor de carne na brasa”, indica a youtuber.

E se for fazer neste tipo de panela, Melchior indica fatiar a carne para que ela fique ao ponto. “Quanto ela estiver completamente selada, retire do fogo e deixe descansar por pelo menos 10 minutos. Depois, fatie a carne e termine de grelhar os bifes na frigideira”, afirma Melchior.

E para deixar aquela crosta saborosa?

carne

Para o maillard, a superfície deve estar bem quente

Para o maillard, processo químico que traz o sabor e crosta da carne grelhada, há seus truques. Melchior Neto indica dois modos. “Se a carne estiver em peça, deixe 7 minutos de cada lado até dourar. Se for em bife, indico 2 minutos de cada lado, que é suficiente para grelhar”, afirma o chef.

Já Larissa completa e indica colocar a carne direto na chapa quente, sem óleo ou gordura além da que a carne tem.

Finalize a carne no forno

carne

Para finalizar, uma dica é colocar no forno para atingir o ponto ideal

Os chefs ainda sugerem concluir a carne no forno. Para isso, pode levar a própria firigeira ou uma assadeira ao forno, que deve estar pré-aquecido à 200 graus. Deixe por pelo menos 10 minutos para ficar ao ponto, rosado no meio. “Se gosta de bem passada, deixe por mais 3 minutos”, afirma o chef.

E há formas de incrementar o churrasco!

barbecue

Há molhos e temperos que podem incrementar o churrasco

Além da fumaça líquida ou em pó que Larissa indica para trazer o sabor defumado, há diversos tipos de temperos e molhos para incrementar o churrasco.