Chefe do Hezbollah recebe líder do Hamas em visita ao Líbano

chefe-do-hezbollah-recebe-lider-do-hamas-em-visita-ao-libano


Não foram divulgados detalhes sobre a data e local do encontro: Nasrallah, do Hezbollah, já viveu em um local secreto por uma década e não costuma fazer aparições públicas. O chefe do Hamas, Ismail Haniyeh, e o do Hezbollah, Hassan Nasrallah se encontram no Líbano, em 6 de setembro de 2020
Divulgação Hezbollah/Via AFP
O chefe do movimento xiita Hezbollah, HasSan Nasrallah, recebeu o líder do movimento palestino Hamas, Ismail Haniyeh, em visita ao Líbano. O encontro foi divulgado neste domingo (6).
Os dois discutiram a normalização das relações entre países árabes e Israel, segundo a emissora de televisão Al-Manar .
Haniyeh, chefe do gabinete político do Hamas, está no Líbano desde quarta-feira para sua primeira visita ao país em quase 30 anos. Sua viagem acontece depois do anúncio do acordo entre Emirados Árabes Unidos e Israel, em 13 de agosto.
Guga Chacra: ‘Primeiro-ministro do Líbano era um fantoche do Hezbollah’
A TV Al-Manar, do Hezbollah, publicou em seu site fotos de Nasrallah e Haniyeh sentados juntos usando máscaras de proteção contra o coronavírus.
De acordo com o canal, eles falaram sobre os “acontecimentos políticos e militares na Palestina, no Líbano e na região”, citando “os perigos para a causa palestina”, provocados em especial pelos “projetos árabes de normalização” das relações com Israel.
Também ressaltaram a “solidez” dos laços entre o Hezbollah e o Hamas, bem como a “estabilidade” do “eixo de resistência”, terminologia usada para designar o movimento xiita libanês e seus aliados, particularmente o Irã, em sua luta contra Israel.
Não foram divulgados detalhes sobre a data e local do encontro. Nasrallah viveu em um local secreto por uma década e não costuma fazer aparições públicas. Em 2014, ele disse que se mudava frequentemente.
O Hezbollah entrou em confronto com Israel nas últimas semanas na fronteira com o Líbano. Também há com frequência ataques mortais, atribuídos a Israel, contra combatentes do Hezbollah envolvidos no conflito na Síria.
Haniyeh esteve em Beirute na quinta-feira para participar de uma reunião ampla de organizações palestinas contra a normalização das relações entre os países árabes e Israel.
O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que seu país está negociando em segredo com líderes árabes e muçulmanos a regularização de suas relações.

Leitores On Line