Casos de coronavírus sobem 63% entre profissionais de saúde em 30 dias na Paraíba


Entre 29 de junho e 29 de julho, profissionais de saúde que testaram positivo para Covid-19 passou de 3.407 para 5.568. Técnicos ou auxiliares de enfermagem são os mais afetados. Hospital ProntoVida, referência no combate ao coronavírus em João Pessoa, PB

Em cerca de um mês o número de profissionais da saúde infectados pelo coronavírus subiu cerca de 63% na Paraíba. De acordo com boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na quarta-feira (29), 5.568 profissionais de saúde tinha testado positivo para Covid-19. Em 29 de junho, conforme boletim epidemiológico o número era de 3.407 profissionais da área.
Em trinta dias, foram confirmados 2.161 novos casos do coronavírus nas categorias de saúde que estão na linha de frente do combate ao vírus. Embora tenha havido um crescimento significativo, a proporção de profissionais da saúde com a Covid-19 em relação ao total de casos caiu.
Em 29 de junho, 8% do total dos casos era de pessoas da área de saúde, enquanto que em 29 de julho mesmo percentual caiu para 7,3%, uma queda proporcional de quase 1%. Ainda de acordo com o documento da SES, outros 3.359 casos suspeitos entre profissionais da área estão sob investigação e 28.764 foram descartados.
No detalhamento por função, a de técnico ou auxiliar de enfermagem segue como a mais afetada. Cerca de 29% do total dos profissionais da saúde infectados são ocupam esse trabalho. Enfermeiros (18%) e médicos (11%) seguem logo após entre as categorias mais afetadas. As três mais afetadas correspondem a mais da metade, cerca de 58% dos profissionais.
Dados publicados no boletim de 29 de julho aponta que profissionais da saúde correspondem a 7,3% dos casos confirmados de coronavírus na Paraíba
Reprodução
A Paraíba tem 79.898 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da SES divulgadas na quarta-feira (29). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 1.766 no estado desde o início da pandemia. Já são 221 cidades da Paraíba com casos registrados da doença.

Leitores On Line