CASAN anuncia nova composição do Comitê de Auditoria e avança na Governança Corporativa

No momento em que o novo Marco Legal aprovado no Congresso amplia as exigências de gestão e competitividade às empresas de saneamento do país, a CASAN anuncia em Comunicado ao Mercado a nova composição do seu Comitê de Auditoria Estatutário (CAE), órgão fundamental no assessoramento ao Conselho de Administração e no aperfeiçoamento do sistema de governança da empresa.

“Após um exigente processo seletivo, acreditamos ter formado um Comitê de Auditoria que certamente está entre os mais qualificados do mercado”, diz o Presidente do Conselho de Administração, Decio Vargas, ao anunciar os nomes de Carlos Velloso, Cristiane Cardoso e Eduardo Pardini para o mandato 2020-2022.

Alinhada às melhores práticas recomendadas pelos organismos especializados em governança do país, a escolha do CAE/CASAN observou critérios técnicos na sua condução. “Formatamos o processo seletivo tendo por referência as práticas recomendadas pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), Ibracon (Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) e IIA Brasil (Instituto dos Auditores Internos do Brasil), visando identificar no mercado especialistas qualificados para a função”, diz Vargas. “A qualificação do Comitê de Auditoria é um passo à frente na Governança da nossa Instituição”, diz a Presidente Executiva da CASAN, Roberta Maas dos Anjos.

O processo seletivo avaliou a aderência do perfil profissional às atribuições do cargo, analisando formação acadêmica, certificações, experiências profissionais e noções sobre o setor do saneamento. Ao final, uma entrevista avaliou o conjunto de competências, habilidades e atitudes consideradas essenciais para o desempenho da função.

Como órgão de assessoramento ao Conselho de Administração, o Comitê de Auditoria deve avaliar e monitorar os riscos da empresa, a integridade de suas demonstrações financeiras e controles internos, as qualificações e a independência do auditor independente, o desempenho da área de auditoria interna e os processos para cumprimento das leis e dos regulamentos. O CAE é uma espécie de guardião da integridade dos controles internos e da gestão de riscos da empresa e, por isso, exerce papel fundamental na estrutura de Governança Corporativa.

OS MEMBROS DO CAE/CASAN

Carlos Rocha Velloso – Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC, administrador de empresas com pós-graduação em Administração Financeira e MBA-Executivo (COPPEAD/UFRJ) com formação em empresas de Auditoria e Consultoria. Atualmente é membro dos Comitês de Auditoria Estatutário da SCGAS e da Companhia Paranaense de Gás (Compagas). Experiências anteriores como membro de Conselhos de Administração e Fiscal e atuação em cargos executivos durante 30 anos (1980-2010) em  setores de indústria e comércio nas áreas de Finanças, Controle e Governança.

Cristiane Scholz Faísca Cardoso – Risk Officer na ENGIE Brasil desde 2016, é Doutora em Economia pela Universidade do Algarve-Portugal e Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas pela UFSC. Graduada em Economia com especialização em Economia de Empresas pela UFSC, Cristiane foi professora de Economia Brasileira e Regional na UNISUL e UNIVALI, atuou como Analista Financeira na Centrais Elétricas do Sul do Brasil (Eletrosul) e ocupou o cargo de Auditora na SERPLAN – Serviços Técnicos de Planejamento e Auditoria. Possui certificação em Gestão de Riscos a Auditoria Interna pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil).

Eduardo Person Pardini – Consultor e Diretor Executivo na Crossover Treinamento, empresa especializada em educação corporativa, gerenciamento de riscos, governança corporativa, auditoria e controles internos. Pardini é profissional certificado para ministrar cursos de controles internos, gestão de riscos e governança pelo Internal Control Institute dos Estados Unidos (ICI), além de ser professor dos cursos de Auditoria Interna do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo e Pós-Graduado Lato Sensu em Administração com ênfase em Finanças pela Fundação Alvares Penteado. Tem mais de 40 anos de experiência como executivo Sênior em empresas multinacionais e como docente em cursos de graduação.

ATRIBUIÇÕES DO CAE

– Assessorar o Conselho de Administração;

– Supervisionar o processo de elaboração das demonstrações financeiras;

– Supervisionar os controles internos e o gerenciamento de riscos e compliance;

– Monitorar a conformidade ao cumprimento de lei e normas;

– Recomendar a seleção, contratação e substituição dos auditores independentes, e acompanhar o trabalho destes de modo a garantir sua independência e objetividade;

– Acompanhar e supervisionar o trabalho da auditoria interna;

– Supervisionar o cumprimento do Código de Conduta e acompanhar o canal de denúncias.