Cartão Rosa – Edição 745

Adilson, um bom profissional na arte do panifício, completou mais um níver nesta semana, para a alegria dos familiares, amigos e o timaço da Everpan. A coluna deseja muita saúde!

Violência doméstica
Um dos piores e mais covardes atos de violência é a agressividade física ou moral contra a mulher. Esse tipo de brutalidade sempre foi uma praga infiltrada na sociedade brasileira, estando presente em todas as classes sociais, dos mais carentes aos mais endinheirados. Mallu Ohana, esposa do atacante Dudu, do Palmeiras, parece ser mais uma vítima dessa violência. Na terça-feira (23), Mallu fez uma denúncia formal contra o jogador numa delegacia. O casal está separado há alguns meses, depois de 11 anos casado. No boletim de ocorrência, ela alega que foi agredida com palavras ríspidas, ignorância e com socos na cabeça e na região do peito. Dudu alega que a acusação é falsa.

Desespero de muita gente
Após mais de 90 dias paralisado, o transporte coletivo entre Palhoça e Florianópolis voltou a circular nesta segunda-feira (22). Com isso, as linhas operadas pela Jotur puderam voltar a circular e entrar na capital catarinense. E, para quem esperava a volta desse importante serviço, o que se viu foi muita confusão e reclamação. Com o fechamento do terminal de ônibus da Ponte do Imaruim, a aglomeração no ponto de ônibus na Aniceto Zacchi, em frente ao colégio Maria Teresa, foi inevitável. Muita gente saiu cedinho de casa e acabou se deparando com uma longa espera. Os ônibus da Jotur estão operando com os horários de sábado, para o desespero de muita gente.

Estádios amadores
É claro que o momento para o retorno do futebol não é o ideal. O cenário que estamos vivenciando não é o que gostaríamos, o coronavírus é uma nova doença e só estaremos seguros quando descobrirem uma vacina ou um remédio. Mas, como em todos os segmentos da sociedade que já retornaram às suas atividades, o futebol também não pode ficar na inércia de parar tudo pra ver o que vai acontecer. Por aqui, a continuidade do Campeonato Catarinense de 2020 ainda é uma incógnita. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, não vai liberar jogos de futebol profissional até julho. Por conta disso, já foram vistoriados estádios amadores da Grande Florianópolis, mas por não serem fechados, esta decisão já foi descartada.

Gente sem juízo
O último fim de semana mais parecia verão. Mesmo diante desta pandemia que estamos vivenciando, o que se viu foram praias lotadas, inclusive com pessoas sem o uso de máscaras. Sendo assim, a prefeitura da Grande Florianópolis vai endurecer novamente as medidas no combate a essa pestilência. O grande problema nisso tudo é que certas pessoas, pra não dizer a maioria das pessoas, irresponsavelmente têm se aglomerado, fazendo festinhas em locais fechados, sem máscaras, enfim. Gente que não está contribuindo para que o contágio diminua. São pessoas que não fazem ideia do prejuízo que estão causando para si e para os outros.

Política no meio
A Federação Catarinense de Futebol (FCF) está com um tremendo abacaxi nas mãos para descascar. Este jogo de poder político vai fazer com que, talvez, o Catarinense possa ser definido em agosto. Pra julho, podem esquecer, pelo menos por aqui. É um jogo de “disse, não disse”, que está deixando todo mundo embasbacado. A federação precisa se impor e, se precisar, acionar até mesmo o Ministério Público para tentar sensibilizar os administradores da Prefeitura de Florianópolis, mostrando a eles que o Avaí e o Figueirense estão seguindo à risca os protocolos de saúde no combate à Covid-19. Caso contrário, parem tudo e não haverá campeão este ano e nenhum clube rebaixado. É muita politicagem metida no meio.

Velhos e bons dirigentes
Em meio a toda essa confusão, temos que admitir que o futebol catarinense anda carente de bons dirigentes, daqueles que, quando era preciso, davam um murro em cima da mesa em defesa de seus clubes. Foi assim com o grande JEC de Waldomiro Schultzer, o Criciúma de Moacir Fernandes, o Figueirense de Paulo Prisco, o Avaí de Zunino, e é claro, a falta que faz Delfim Peixoto Filho no comando da nossa federação. Não que eu seja contra o Rubinho, atual mandatário da FCF. Mas, por conhecer muito bem o falecido Delfim, posso garantir que, se ele vivo fosse, essa bagunça instaurada no complemento do Catarinense 2020 já estaria sendo decidida. Como fazem falta aqueles velhos e bons dirigentes do nosso futebol.

Rede Globo
Desde que assumiu o comando do Brasil, o presidente Jair Bolsonaro resolveu redistribuir as verbas publicitárias de forma igual para todos, ou seja, ninguém vai ganhar mais do que ninguém. E isso tá causando um colapso financeiro sem precedente na Plim-Plim, já que ela, por alguns anos, vinha sendo beneficiada na distribuição bilionária dos governos. Só em 2017, a Globo abocanhou uma fatia em torno de 48%. Por conta desse corte na distribuição do dinheiro público, a emissora demitiu muitos atores, autores e demais funcionários. E, ainda por cima, veio essa pestilência pra fazer com que o futebol parasse por aqui, aí mesmo é que a coisa complicou. Por conta disso e pela falta de dinheiro para quitar uma dívida com a Fifa, a toda poderosa poderá perder os direitos de transmitir a Copa do Mundo de 2022. A coisa está feia por lá!

DROPS DA ARQUIBANCADA
José Luiz Datena já deu declarações de que irá concorrer ao cargo de prefeito da cidade de São Paulo. Datena terá que se desligar da Band até segunda-feira (29), já que, a partir de terça-feira (30), nenhum apresentador que queira se candidatar poderá apresentar programas em rádios e televisões.
A vida não está sendo fácil para o ex-ministro Sérgio Moro. O Ministério Público de Contas (MPC) já fez o pedido ao governo federal que deixe de pagar o salário de R$ 31 mil que é pago por seis meses. Além disso, o MPC quer que o homem da lei devolva valores já recebidos. Tadinho, né!
O prosseguimento do Catarinão 2020 segue com as datas confirmadas pela FCF nos dias 8 e 9 de julho. Mas, diante desta birra política por parte do prefeito Gean, de Florianópolis, acho bem difícil que isso venha a acontecer.
Lionel Messi, que completou 33 anos nesta quarta-feira (24), é o jogador com mais gols em só ano: 91 gols em 2012. Ninguém ganhou mais Bolas de Ouro da Fifa do que ele: são seis. Os recordes dele são simplesmente fantásticos.

CARTÃO ROSA para El Toro Gastro Bar Floripa. A convite do casal Rubia e Junior, no último sábado (20), estive no local, participando de uma “live”, e pude constatar a qualidade do serviço. A El Toro Gastro Bar Floripa fica localizada em área nobre de Florianópolis, bem em frente ao shopping Beira-Mar. Essa casa eu recomendo.

CARTÃO VERMELHO para o novo sistema de transporte público, que tem deixado muita gente irritada e decepcionada. A demora dos ônibus, a insegurança daqueles que precisam sair cedo de casa e as aglomerações nos pontos de ônibus têm deixado muitas pessoas de cabelo em pé.

Pensamento do Bambi
Em época de festa junina, tem muito amendoim por aí se sentindo paçoca.

Leitores On Line