Candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu nas eleições 2020; veja quem são


Partidos têm até 26 de setembro para fazer o registro na Justiça Eleitoral. Veja quais os nomes que foram definidos, nas convenções dos partidos, dos candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, nas eleições de 2020, em ordem alfabética. As candidaturas ainda dependem de confirmação da Justiça Eleitoral.
Aneocir José Lauermann (PC do B)
PC do B lançou Aneocir José Lauermann como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido Comunista do Brasil (PC do B) lançou, em 16 de setembro, Aneocir José Lauermann, de 50 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Na convenção de segunda-feira, o partido não havia lançado candidato próprio. O PC do B não definiu candidato a vice-prefeito.
“Nesse período que estamos, vai ser mais pela internet porque a gente não tem como fazer reuniões. Tanto é que essa doença, essa pandemia é difícil. Então vai ser mais a internet, pelas redes sociais, para não ter problema para ninguém. Estamos trabalhando sem dinheiro também, nem tem muito o que fazer, então é mais pelas redes sociais”, disse o candidato.
O candidato mora há 30 anos em Foz do Iguaçu, é construtor de obras e foi candidato a vereador nas últimas eleições.
O partido terá chapa própria e lançou 10 candidatos a vereador.
Cassio Lobato (Patriota)
Patriota lança Cassio Lobato como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O partido Patriota lançou, em 15 de setembro, Cassio Lobato, de 53 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
O vice-prefeito na chapa será Ricardo Albuquerque, do Partido Verde (PV).
“Fizemos um plano de governo que vai atender todos os segmentos da administração pública municipal, segurança, saúde, educação, entre outros. Mas, principalmente, vamos a partir de janeiro apresentar dois programas, um programa social para ajudar as pessoas em Foz do Iguaçu que dependem do auxílio emergencial do governo federal. O segundo programa é de auxílio para as pessoas conseguirem emprego e renda a partir de 2021”, disse o candidato.
Cassio Lobato é casado, tem dois filhos, é advogado e empresário do ramo imobiliário. Foi gestor público e candidato a deputado federal em 2018.
Ao todo, o Patriota terá 22 candidatos a vereador.
Chico Brasileiro (PSD)
PSD lança Chico Brasileiro como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido Social Democrático (PSD) lançou, em 13 de setembro, Chico Brasileiro, de 54 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Francisco Sampaio, também do PSD, será candidato a vice-prefeito.
“A minha responsabilidade é manter a prefeitura funcionando. Irei trabalhar como prefeito nos próximos meses e nas horas vagas irei fazer política, mas apenas no momento em que realmente sobra tempo para mim. A prioridade é a prefeitura. Irei cuidar das reuniões para não ter aglomerações e ter todos os cuidados sanitários”, disse Chico.
Chico Brasileiro é dentista, foi vereador do município por dois mandatos e secretário municipal de saúde. Foi vice-prefeito em 2008, deputado estadual em 2014 e é o atual prefeito da cidade.
A coligação conta com o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), Partido Social Cristão (PSC), Partido Liberal (PL), Solidariedade, Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Socialista Liberal (PSL).
Luiz Henrique Dias (PT)
PT lançou Luiz Henrique Dias como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou, em 16 de setembro, Luiz Henrique Dias, de 38 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Na convenção de quarta-feira, o partido definiu que o candidato a vice-prefeito é Marcelo Arruda.
“Teremos uma campanha diferente porque teremos que falar com o povo, falar com a população, tomando cuidado, preservando a saúde das pessoas e preservando a vida. Mesmo assim, a gente vai conversar com a população, tomando os devidos cuidados, conversar com a população, contar para a população qual é o nosso plano de governo, quais são essas ideias para construir uma cidade justa, mais humana, com mais trabalho, com mais fraternidade e com mais respeito às pessoas”, disse Dias.
Durante a convenção presencial, o partido informou que decidiu formar uma chapa pura . O PT terá 17 candidatos a vereador da cidade, sendo 6 mulheres e 11 homens.
Luiz Henrique Dias é professor, escritor, gestor público e especialista em gestão aeroportuária. Atuou como conselheiro estadual de cultura do Paraná e como secretário da Câmara dos Deputados.
Nelton Friedrich (PDT)
PDT lançou Nelton Friedrich como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou, em 16 de setembro, Nelton Friedrich, de 72 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Na convenção de quarta-feira, o partido definiu que o candidato a vice-prefeito é Amilton Faria (Rede Sustentabilidade).
“Chegar ao coração, a mente de todos de Foz do Iguaçu, de que nós podemos fazer uma travessia dessa fase crítica e construir uma janela de oportunidades. Não há possibilidades da gente errar nessa caminhada. Um projeto de emergência em cima dessa geração de emprego, de renda, de reanimar a cidade. Segundo, um projeto de médio e longo prazo, que de maneira estruturante nós podemos abrir horizonte sim, um novo destino para Foz do Iguaçu.
Durante a convenção presencial, o partido informou que a chapa conta com a Rede Sustentabilidade e Partido Cidadania. O PDT terá 17 candidatos a vereador da cidade, sendo 5 mulheres e 12 homens.
O candidato mora em Foz do Iguaçu desde criança, é formado em direito, foi deputado estadual e federal. Foi diretor de coordenação e meio ambiente da Itaipu Binacional.
Paulo Mac Donald (Podemos)
Podemos lança Paulo Mac Donald como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido Podemos lançou, em 12 de setembro, Paulo Mac Donald, de 71 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Após a convenção de sábado, o partido definiu como candidata a vice-prefeito Bibiana Orsi.
“Nós queremos transformar a prefeitura em um modelo de eficiência, de competência administrativa, de gestão, para fazer com que o recurso público retorne da melhor maneira possível para a população em forma de um serviço de primeira qualidade. Esse vai ser o nosso objetivo”, destacou o candidato.
O candidato é sociólogo, engenheiro e empresário. Exerceu dois mandatos como prefeito da cidade, entre 2005 e 2012.
O Podemos se coligou ao Progressistas e ao Democratas. Ao todo, a chapa lançou 66 candidatos à Câmara de Vereadores.
Ranieri Marchioro (PRTB)
PRTB lança Ranieri Marchioro como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), lançou, em 14 de setembro, Ranieri Marchioro, de 55 anos, como candidato à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Na convenção de segunda-feira, o partido definiu que a candidata a vice-prefeito é Leila Regina Youssef.
“Nós utilizaremos as mídias digitais e as pequenas reuniões familiares. Também colocaremos nas ruas os grandes e vitoriosos caminhões da campanha de 2018. Então quando você ver a bandeira do Brasil, ouvir o Hino Nacional, a bandeira de Foz do Iguaçu, as nossas cores verde e amarelo, você saberá quem está lhe enviando a mensagem e qual mensagem está sendo transmitida. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos. Apaixone-se por Foz. Deus, pátria e família”, disse.
Durante a convenção presencial, o partido informou que decidiu fazer uma chapa sem coligações. O PRTB terá 22 candidatos a vereador da cidade.
O candidato nasceu em Enéas Marques, no sudoeste, e é pai de três filhos. Ranieri é militar da reserva do Exército, é professor e cirurgião dentista.
Tatiana Fruet (PROS)
PROS lançou Tatiane Fruet como candidata à Prefeitura de Foz do Iguaçu
RPC/Reprodução
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) lançou, em 16 de setembro, Tatiana Fruet, de 32 anos, como candidata à Prefeitura de Foz do Iguaçu.
Na convenção de quarta-feira, o partido definiu que o candidato a vice-prefeito é Gustavo Tramontini (Avante).
“É a primeira vez que uma mulher se candidata a esse cargo tão importante na nossa cidade, em 106 anos, então estamos nos preparando a muito tempo, temos grandes projetos para a nossa cidade e no tempo certo nós iremos apresentar. Por conta do coronavírus vai ser um pouquinho mais difícil fazer campanha de rua, estamos tomando todos os cuidados. Com muitos projetos para a cidade, se Deus quiser nós chegaremos lá”, destacou a candidata.
A candidata nasceu no Rio Grande do Sul e vive em Foz do Iguaçu desde os dois anos de idade. É casada, é técnica em enfermagem e, atualmente, cursa faculdade de direito.
A coligação entre Pros e Avante lançou 33 candidatos à Câmara, sendo 23 do Pros.
Veja mais notícias da região no G1 Oeste e Sudoeste.