Campinas troca 3 secretários após PSDB declarar apoio a candidato adversário do prefeito nas eleições


Tucanos decidiram em convenção finalizar aliança de 8 anos com o PSB, de Jonas Donizette. Mudanças ocorreram nas pastas de Segurança Pública, Gestão e Controle, e Esporte e Lazer. O prédio da Prefeitura de Campinas
Carlos Bassan / Prefeitura
A Prefeitura de Campinas (SP) publicou, no Diário Oficial desta terça-feira (15), a exoneração de três secretários municipais. Os membros demitidos do primeiro escalão são ligados ao Partido da Social de Democracia Brasileira (PSDB), que desembarcou do governo após anunciar, em convenção realizada na segunda-feira (14), o apoio à candidatura a prefeito do deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), adversário do PSB, partido do prefeito nas eleições 2020.
Os três secretários exonerados são Luiz Augusto Baggio (Segurança Pública), Afonso Celso Moraes Sampaio Neto (Gestão e Controle), e José Abrahão Junior (Esporte e Lazer). Na portaria do Diário Oficial, ainda estão determinadas as exonerações de diretores e coordenadores em cargos de comissão, e dos dois sub-prefeitos dos distritos de Barão Geraldo e Sousas – todos indicados pelo partido.
O presidente da Ceasa de Campinas, Wander de Oliveira Villalba, também será exonerado. O substituto será anunciado ainda nesta terça-feira.
Quem assume as pastas?
O nome dos substitutos que assumem as três pastas também foi publicado no Diário Oficial desta terça.
Christiano Biggi Dias, atual secretário executivo do gabinete do prefeitura, vai acumular a função de titular da Segurança Pública. Já a Gestão e Controle ficará com Izilda Stoqui, que já é diretora da secretaria, e a de Esporte e Lazer será responsabilidade de Fernando Vanin, também diretor na pasta.
A saída do PSDB e a entrega dos cargos encerram uma aliança de oito anos da legenda com o prefeito Jonas Donizette (PSB). A parceria começou em 2012, quando o chefe do Executivo foi eleito para o primeiro mandato ao lado do vice Henrique Magalhães Teixeira, à época no partido tucano e atualmente filiado ao PV.
Candidaturas
No início de junho, outros quatro secretários também foram exonerados da prefeitura por consequência do pleito , mas neste caso para disputar diretamente as eleições. André Von Zuben (Cidadania), Rogério Menezes (PV) e Dário Saadi (Republicanos) lançaram candidaturas a prefeito, e Wandão (PSB) a vice de Saadi, compondo a chapa apoiada pelo atual prefeito.
Até a publicação desta reportagem, também estavam definidas em convenção as candidaturas de: Ahmed Tarique (PMN), Alessandra Ribeiro (PCdoB); Delegada Terezinha (PTB); Dr. Hélio (PDT); Laura Leal (PSTU); Pedro Tourinho (PT); e Wilson Matos (Patriota). Veja aqui a lista de candidatos atualizada.
Veja mais notícias da região no G1 Campinas
Leitores On Line