Thursday, 06 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Campinas têm aumento de 195% em multas de trânsito no primeiro semestre de 2020



Foram 2.101 autuações durante os seis primeiros meses de 2020, contra 710 no mesmo período de 2019. Multas de trânsito aplicadas em Campinas aumentam em quase 200%
Apesar da circulação reduzida de veículos provocada pela quarentena do coronavírus, as infrações de trânsito em Campinas (SP) aumentaram bastante durante o primeiro semestre deste ano. Enquanto 2019 registrou 710 multas, os primeiros seis meses de 2020 registraram 2.101 autuações, representando um aumento de 195%.
Um trecho específico da cidade pode ser considerado como grande responsável pelo crescimento das infrações. Somente no cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Ferreira Penteado, na região central da cidade, o balanço mostrou que 1.995 multas foram aplicadas, ou seja, 95% do total do município.
De março para abril, o número saltou de 292 para 959, quase quatro vezes mais. O período coincide com a decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determinou a suspensão dos avisos de autuação ao infrator durante a pandemia.
A equipe da EPTV, afiliada da TV Globo, foi até o local e flagrou diversas manobras proibidas feitas pelos motoristas, como conversões e avanço ao sinal vermelho, apesar da devida sinalização. A reportagem também flagrou um carro da prefeitura realizando a manobra.
Cruzamento da Avenida Francisco Glicério com a Rua Ferreira Penteado, em Campinas (SP), é o local de mais infrações cometidas pelos motoristas

Posicionamentos
Carlos José Barreiro, Secretário de Transporte de Campinas, atribui o aumento das multas de trânsito justamente aos efeitos da quarentena. Segundo ele, a menor circulação de carros causa uma falsa impressão aos motoristas de liberdade.
“Acho que a redução no movimento nas ruas, dos veículos, fez com que houvesse aquela sensação de que ‘eu posso fazer qualquer coisa porque não estou sendo vigiado e nem monitorado’. Isso fez com que houvesse um aumento das infrações cometidas por videomonitoramento”, relata.
Sobre o carro da prefeitura, a EPTV enviou a placa para a Secretaria de Transportes, que disse que vai apurar o que aconteceu e tomar as devidas providências.
Em relação à suspensão dos envios dos avisos de infrações, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que a medida segue valendo por tempo indeterminado e que as multas estão sendo incluídas apenas no sistema deles.
O Detran reforçou também que os motoristas não vão ser prejudicados mais para frente, em caso de pedidos de revisão ou recursos.
Coronavírus: por que a quarentena é importante?

Obter novas postagens por e-mail:

Cadernos

Confira…



Fale conosco
redacao@jornaltijucas.com.br 
+554833330097

 

Leitores On Line

 

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE