Campinas tem 87,9% dos leitos de UTI exclusivos para coronavírus ocupados neste domingo


Dos 406 vagas de terapia intensiva nas redes pública e privada da cidade, 357 estão com pacientes. Um dia após bater recorde de internados com coronavírus em UTIs, Campinas (SP) registra 87,9% de ocupação nos leitos de terapia intensiva exclusivas para tratamento da doença neste domingo (12). De acordo com o boletim da prefeitura, das 406 vagas, 357 estão com pacientes.
O total de pacientes em UTIs de hospitais públicos e particulares de Campinas é o 2º maior número desde o início da pandemia, e o aumento na pressão por vagas de alta complexidade na rede ocorre após o secretário de Saúde de Campinas (SP) afirmar que a cidade alcançou estabilização do crescimento de casos do novo coronavírus.
O balanço diário mostra que são 49 vagas disponíveis para novas internações, sendo 22 delas no SUS.
Neste domingo, a rede pública municipal conta com 155 leitos, sendo que 149 estão ocupados – duas internações a mais que o sábado.
Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid-19
Rede municipal (SUS) – 96%
Rede estadual (SUS) – 83%
Rede particular – 83%
Taxa em Campinas (SUS + rede privada) – 87,9%
Na rede SUS Estadual, formada pelo Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), das 93 vagas existentes, 77 estão com pacientes – duas a menos que o dia anterior.
As unidades são referência de atendimento na região. Desde quarta-feira, no entanto, o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na Capital, passou a atender prioritariamente novos doentes da região – Campinas descartou, por hora, envio de pacientes da metrópole para a cidade de São Paulo.
Já na rede particular, que conta com o maior número de leitos exclusivos para Covid-19 (158), o boletim mostra que 131 estão ocupados neste domingo – seis a menos que o dia anterior.
Casos de Covid-19
Campinas não atualizou neste domingo os números de casos da doença na cidade. Os dados costumam ser divulgados pelo prefeito em uma transmissão pelas redes sociais logo pela manhã na segunda-feira.
Até o momento, Campinas registra 11.559 casos confirmados do novo coronavírus e 444 mortes.
Infográfico mostra quais são os erros e acertos ao usar a máscara

Com Agências