Boletim Coronavírus Blumenau – 22/07/2020

Entre os casos positivos, 2.550 pacientes estão em tratamento. Destes, 2.486 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 134 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 69 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 65 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Os números de moradores de Blumenau hospitalizados são: 53 em UTI, sendo 39 confirmados e 14 em investigação e 54 em enfermaria, sendo 25 confirmados e 29 em investigação. Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 23.197 testes para Covid-19.

O município contabiliza também 3.952 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados. A cidade registra ainda 31 óbitos confirmados por Covid-19.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Blumenau adota novas medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19

A Prefeitura de Blumenau editou na última segunda-feira, dia 20, o Decreto de nº 12.738 que prevê a adoção de novas medidas restritivas para o enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. As restrições têm o objetivo de reduzir o contágio da população, diminuindo o número da ocupação hospitalar da cidade. Confira todas as determinações neste link.

Semed mantém entrega de Kits Alimentação Escolar

Por se tratar de serviço essencial, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) seguirá com as entregas dos Kits Alimentação Escolar. Mesmo com as novas medidas restritivas de combate ao Coronavírus, divulgadas por meio do Decreto nº 12.738, os alimentos serão entregues conforme o cronograma abaixo e seguindo todas as recomendações de distanciamento e higiene.

O Decreto reforçou ainda as questões das aulas presenciais, que seguem suspensas até o próximo dia 07 de setembro, nas unidades das redes pública e privada de ensino, tanto para educação infantil, como ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos, ensino técnico e superior. Vale ressaltar que a suspensão das atividades presenciais não geram prejuízo ao cumprimento do calendário letivo.

Para atender às demandas e solicitações dos familiares e alunos da rede municipal, a Semed reforça que segue com os atendimentos via Alô Educação. O canal funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, para esclarecer as dúvidas do regime especial de atividades de aprendizagem não Presenciais e responder eventuais questionamentos. O Alô Educação é dividido em Educação Infantil (CEIs), por meio do (47) 99967-0399 e Ensino Fundamental (Escolas), no (47) 99727-2089, ambos para ligação ou whatsapp.

Cronograma para entrega dos Kits Alimentação Escolar na próxima quinta-feira, 23

Quinta-feira, dia 23
Unidade Escolar Bairro Turno
EBM Gal. Lucio Esteves Escola Agrícola Matutino
EBM Profª Norma Dignart Huber Escola Agrícola Matutino
CEI Evalino Roth Escola Agrícola Matutino
CEI Hilca Piazera Schnaider Velha Matutino
CEI Herondina Helena da Silva Ponta Aguda Vespertino
CEI Profª Leonides Westarb Vorstadt Vespertino
EBM Almirante Tamandaré Ponta Aguda Vespertino
OSC Lar Betânia Ponta Aguda Vespertino
CEI Bertha Muller Salto do Norte Vespertino
CEI Erwin Pasold Badenfurt Vespertino
CEI Irmã Maria C. Prullage Itoupavazinha Vespertino
CEI Leonardo Laurindo Terres Itoupavazinha Vespertino
CEI Maike Andersen Deeke Badenfurt Vespertino
CEI Profª Elzira Hornburg Passo Manso Vespertino
CEI Profª Evelina E. Eischtaedt Salto do Norte Vespertino
CEI Profº Anselmo A. Hellesheim Salto do Norte Vespertino
CEI Wally Serena Brandes Passo Manso Vespertino
EBM Profª Nemesia Margarida Badenfurt Vespertino

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (47) 99935-3561.

Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

O canal de Whatsapp conta com apoio de Inteligência Artificial para organizar a triagem de pacientes com sintomas do Coronavírus. Se houver necessidade, os casos suspeitos são encaminhados para uma consulta por meio da telemedicina (lei federal 13.989/2020), que pode ocorrer por chamada de vídeo, chat ou chamada de áudio. Os serviços de orientação funcionam 24 horas por dia. Já as consultas por meio da telemedicina acontecem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

 

Ambulatório da Vila Germânica registra 117 atendimentos

Nesta quarta-feira, dia 22, 117 pessoas procuraram o Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, com 98 testes realizados no local.

Os atendimentos seguem das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Ambulatórios Gerais realizam testes para Covid-19

Além do Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus montado no Parque Vila Germânica, todos os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, também estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço, bem como ser uma alternativa aos pacientes que buscam o Ambulatório da Vila Germânica, reduzindo assim a formação de filas e os longos deslocamentos.

Os testes serão feitos das 7h às 18h, de segunda a quinta-feira e das 7h às 16h30 nas sextas-feiras. Aquelas pessoas que apresentam sintomas, serão avaliadas pelos médicos dessas unidades e se preencherem os critérios, serão encaminhadas para coleta do teste que detecta Coronavírus. Somente nesta quarta-feira, dia 22, as unidades realizaram 538 atendimentos pelo Rápido Covid-19, com 306 testes RT-PCR realizados.

Com Agências

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line