Boletim Coronavírus Blumenau – 21/10/2020

Blumenau registra 158 morte por Coronavírus

Blumenau registrou nesta quarta-feira, dia 21, 158 óbitos em decorrência do Coronavírus. A vítima foi uma mulher de 80 anos, com comorbidades, internada em UTI desde o dia 14 de outubro.
A cidade soma ainda 14.254 casos confirmados de Coronavírus (Covid-19), 141 a mais do que registrado na última terça-feira, dia 20, quando o município contabilizava 14.113 casos da doença.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 60.161 testes para Covid-19. Entre os casos positivos, 511 pacientes estão em tratamento. Destes, 538 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Outros 27 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 13 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 14 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 9 pacientes são de Blumenau (7 confirmados e 2 em análise) e 4 pacientes da região (todos confirmados). Já em enfermaria são 13 de Blumenau (7 confirmados e 6 em análise) e 1 da região (todos confirmados).
O município contabiliza também 13.585 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Rede municipal de ensino retoma atividades presenciais para jovens e adultos na próxima segunda-feira, dia 26

Diante da orientação do Governo do Estado, por meio da Portaria 778, das Secretarias de Estado da Saúde e da Educação, que autoriza o retorno das atividades presenciais em cidades que estejam no nível alto da matriz de risco, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) retorna com as atividades presenciais na próxima segunda-feira, dia 26, com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O retorno para as próximas turmas da Educação Básica, que inclui ensino fundamental e educação infantil, dependerá de avaliação da situação da pandemia da Covid-19 nos próximos dias. Nas últimas duas semanas Blumenau registrou um aumento nos atendimentos nos Ambulatórios Gerais e de novos casos confirmados da pandemia.

Nas últimas semanas, os números relativos aos atendimentos a casos de síndrome gripal nos fast-tracks dos sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, apresentaram aumento na procura. Na semana epidemiológica 40 a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) registrou 842 consultas, sendo 274 novos casos na semana seguinte o número subiu para 1.066 consultas; e na semana 42 foram atendidas 1.099 pessoas com síndrome gripal. Com relação ao número de casos, houve um aumento de 136 na última semana epidemiológica na comparação com a anterior.

Pesquisa com pais e responsáveis

O retorno para os estudantes do EJA levou em conta a pesquisa realizada com os pais e responsáveis pelos estudantes da Rede Municipal. Aproximadamente 26 mil pessoas responderam a pesquisa e 74% delas preferem seguir o ano letivo apenas com as atividades não presenciais (por meio digital e material físico entregue nas unidades).

Porém é importante destacar que a Secretaria de Educação e o Comitê Municipal de Retorno às Aulas Presenciais seguem trabalhando para garantir a volta às atividades presenciais com segurança sanitária para estudantes e profissionais. Os gestores das Instituições de Ensino também estão sendo acompanhados e orientados para elaboração do Plano de Contingência Escolar, com base no Plano Municipal de Contingência (Plamcon) que já está disponível de forma online e pode ser acessado no link: https://www.blumenau.sc.gov.br/coronavirus/plano-municipal-de-contingencia/.

Rede privada de ensino

As instituições privadas têm autonomia para definir a melhor forma de retorno das atividades presenciais de acordo com as necessidades de cada instituição e sua comunidade escolar, seguindo as legislações do Governo Estadual.

Situação em outros locais

Outras cidades no Brasil também enfrentam problemas para retorno presencial das aulas.

O município de Caxias, por exemplo, que possui 415 mil habitantes, pouco mais que Blumenau, anunciou que o quadro de professores terá que ser revisto para o retorno das aulas.

Já em Joinville, o retorno, que foi anunciado para o dia 20 de outubro, foi adiado por conta da permanência da região no nível grave da matriz de risco.. Além disso, em nível mundial, França, Israel e Reino Unido tiveram que fechar suas escolas com o registro do aumento de focos de contágio após o volta às aulas. Todas essas situações fazem nossos gestores avaliarem melhor e adiarem o volta às aulas de Blumenau.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Assim como as demais entregas, cada Kit contém alimentos de base seca, produtos da agricultura familiar.

Confira a relação completa das entregas:

Quinta-feira, dia 22
EBM Felipe Schmidt Itoupavazinha
EBM Leoberto Leal Salto do Norte
CEI Profª Lenyr Peiter Starke Itoupava Central
CEI Carlos Rohweder Itoupava Central
CEI Walter Rosemann Fidélis
Sexta-feira, dia 23
EBM Profº Friedrich K. Kemmelmeier Itoupava Central
EBM Duque de Caxias Itoupava Central
EBM Wilhelm Theodor Schurmann Itoupava Central
CEI Wilhelm Theodor Schurmann Itoupava Central
EBM Profº Rodolfo Hollenweger Fidélis

Central de Monitoramento

A Central de Monitoramento possui uma linha de atendimento para receber ligações da população, de segunda a sexta, das 8h às 18h, por meio do telefone 3381-6588. Neste número será possível esclarecer dúvidas sobre o monitoramento e outros procedimentos envolvendo cuidados e afastamento decorrentes da Covid-19 em Blumenau. As dúvidas sobre os resultados dos exames seguem pelo telefone 3381-7200.

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual
A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.
Os atendimentos pelo 156, opção 2, acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e contam com a parceria dos formandos do curso de medicina da Furb e suporte de profissionais médicos do Município.

Ambulatórios Gerais realizam 170 testes para Covid-19
Os sete Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19. O AG Heinz Schrader, conhecido como AG do Centro, localizado na Rua República Argentina, 2.077, no bairro Ponta Aguda disponibiliza atendimento todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.
Todos os fasttracks anexo aos AGs continuam atendendo em horário habitual, fazendo coletas para testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios médicos de suspeita de Covid-19. A ampliação da disponibilização dos testes para essas unidades faz parte da estratégia de descentralizar o serviço.
Somente nesta quarta-feira, dia 21, as unidades realizaram 277 atendimentos nos fasttrack e fizeram 170 coletas para o exame RT-PCR.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line