Blumenau tem 12 candidatos a prefeito a um dia do fim das convenções; veja quem são

Faltando um dia para o fim do prazo de realização das convenções partidárias, Blumenau tem 12 candidatos que pretendem concorrer ao posto de prefeito. Este já é o maior número de pretendentes ao cargo da história da cidade.

Algumas negociações ainda ocorrem nas siglas, principalmente por vagas de vice que ainda estão abertas. O presidente do PSB, Arnaldo Zimmermann, confirmou na manhã desta terça (15) que o partido vai deliberar a coligação com o PDT de João Natel na convenção marcada para a noite desta quarta (16). O partido deve indicar o vice na chapa encabeçada pelo ex-reitor da Furb, mas o nome ainda está em discussão.

Maior número de candidatos

O analista político e professor universitário Clóvis Reis confirmou em entrevista à NDTV que este já é o maior número de candidatos à prefeitura da história de Blumenau. Antes disso, o pleito com mais candidatos havia sido o de 1988, que contou com sete candidatos.

Ele aponta alguns fatores que podem explicar o número expressivo de candidatos ao comando da cidade. Um deles é o fim da coligação para a eleição proporcional, o que obriga muitos partidos a terem um candidato a prefeito para buscar votos aos candidatos a vereador.

Outro ponto levantado por Reis são as mudanças no cenário político, que colocaram em xeque a força dos partidos tradicionais e impulsionaram o surgimento de novas legendas, que buscam maior protagonismo.

“Nós estamos numa época de transição, essas forças ainda estão se reacomodando e surge essa cena política com um grande número de candidatos. Nós estamos com uma eleição aberta e podemos dizer, seguramente, que haverá segundo turno”, afirma o especialista.

Veja quem são os candidatos a prefeitura de Blumenau até está terça (15):

 

Jairo Santos, candidato a prefeito de Blumenau pelo PRTB – Foto: Reprodução/Facebook

O PRTB, partido do vice-presidente Hamilton Mourão, confirmou a chapa pura na disputa pela prefeitura de Blumenau na tarde desta segunda (14). O advogado Jairo Santos foi indicado como candidato a prefeito, enquanto a vaga de vice ficou com o produtor artístico e empresário Fábio (Binho) Alvacyr.

 

 

 

 

 

No domingo (13), duas candidaturas foram anunciadas. O PSOL optou pela chapa pura e anunciou a mestre em Educação Geórgia Faust como candidata a prefeita. Joel Rodrigo foi indicado para a vaga de vice-prefeito.

Geórgia Faust é a candidata do PSOL à prefeitura de Blumenau – Foto: Reprodução/Facebook

O PT promoveu a convenção do partido também no domingo (13) à noite. Após esgotar negociações com outras siglas, o partido apresentou uma chapa pura. A ex-deputada estadual Ana Paula Lima é a candidata a prefeitura. A vaga de vice ficou com o ex-vereador Vanderlei de Oliveira.

O PT oficializou a candidatura da ex-deputada estadual Ana Paula Lima à prefeitura de Blumenau – Foto: Reprodução/Facebook

No sábado (12) foram quatro convenções. O PL confirmou o nome do deputado estadual Ivan Naatz, acompanhado pelo advogado e
ex-professor universitário Hermes Soethe como vice. Após negociações com alguns partidos, a sigla optou por apresentar uma chapa pura.

Ivan Naatz é candidato a prefeito de Blumenau pelo PL – Foto: Luca Gebara/Agência AL/ND

O médico e ex-reitor da Furb João Natel também foi confirmado pelo PDT. É a primeira vez que ele concorre. A vaga de vice deve ser confirmada em aliança com o PSB. O presidente do partido em Blumenau, Arnaldo Zimmermann, confirmou que a coligação com o PDT será encaminhada na convenção desta quarta-feira (16).

João Natel, ex-reitor da Furb é candidato à prefeitura de Blumenau – Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores e Blumenau

O Podemos oficializou o prefeito Mário Hildebrandt como candidato à reeleição. A vaga de vice ficou com a ex-secretária de Saúde Maria Regina de Souza Soar, do PSDB. O partido também tem o apoio do MDB, do Solidariedade e do Republicanos.

Mário Hildebrandt foi confirmado pelo Podemos como candidato à reeleição – Foto: Michele Lamin/Divulgação/ND

O PCdoB também confirmou a candidatura do médico Mário Kato, mas permanece com a vaga de vice aberta.

Mario Kato é o candidato do PCdoB a prefeitura de Blumenau – Foto: Reprodução/Facebook

Antes das convenções do último fim de semana, Blumenau já tinha cinco candidatos indicados pelas convenções de partidos.

Débora França Arenhart, candidata a prefeitura de Blumenau pelo Cidadania – Foto: Reprodução/Facebook

No feriado de 7 de setembro o Cidadania confirmou a candidatura do partido. A primeira mulher oficializada como candidata à prefeitura de Blumenau em convenção é a professora universitária Débora França Arenhart. O partido ainda terá Gilberto Francisco da Silva, ex-presidente da Associação de Moradores do bairro Água Verde, como candidato a vice.

 

 

 

O deputado estadual Ricardo Alba foi confirmado pelo PSL como candidato a prefeito em convenção na segunda-feira (7). A sigla também indica o vice, o empresário Emil Chartouni, e tem o apoio de outros cinco partidos: Patriota, PROS, PSC, DC, PTB.

Ricardo Alba é o candidato do PSL à prefeitura de Blumenau – Foto: Agência AL/ND

O Avante também confirmou a chapa pura para as eleições municipais em convenção no dia 3 de setembro. O candidato a prefeito é o  empresário e ex-presidente do Blumenau Esporte Clube (BEC), Wanderlei Laureth. Para vice o partido apresentou a também empresária Rosângela Vieira Cassenote.

Wanderlei Laureth, candidato a prefeito de Blumenau pelo Avante – Foto: Reprodução/Facebook

O DEM oficializou a candidatura do ex-prefeito João Paulo Kleinübing no dia 2 de setembro. A convenção ocorreu de forma coletiva com o PSD, que indicou como vice o empresário Ronaldo Baumgarten Júnior, e com o PP.

O ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinübing volta a concorrer ao cargo pelo DEM – Foto: Arquivo/ND

O primeiro partido a definir e apresentar seus candidatos foi o Novo em convenção no dia 31 de agosto. O promotor de Justiça Odair Tramontin encabeça a chapa como pré-candidato a prefeito e tem como vice o advogado Darci de Marco Debastiani.

O promotor de Justiça Odair Tramontin é canidato à prefeitura em Blumenau pelo Novo – Foto: Reprodução/Facebook

Leitores On Line