Berlusconi tem doença pulmonar leve e tem quadro ‘tranquilo’

Berlusconi tem doença pulmonar leve

Berlusconi tem doença pulmonar leve

Claudio Onorati/ EFE 12.2.2008

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, que está internado em Milão após testar positivo para covid-19, sofre de uma doença pulmonar leve e apresenta um quadro clínico “tranquilo e reconfortante”, informou o médico pessoal, Alberto Zangrillo, que trabalha no hospital San Raffaele.

Em entrevista coletiva, Zangrillo destacou que a evolução de Berlusconi é “otimista para as próximas horas e próximos dias”. O ex-premiê não está internado em terapia intensiva, não está intubado e respira sem a ajuda de equipamentos.

O médico lembrou que, na quarta-feira passada, Berlusconi foi submetido a um teste de coronavírus e testou positivo, mas que estava assintomático.

Em nova visita a Berlusconi, Zangrillo identificou “uma doença pulmonar leve”. Dada a condição de paciente de risco do ex-premiê, devido aos 83 anos e patologias cardiovasculares anteriores, o médico recomendou a internação para que o estado de saúde seja acompanhado sob controle.

“Berlusconi está internado com uma situação clínica tranquila e reconfortante”, anunciou.

Zangrillo causou polêmica no país nos últimos meses, após afirmar que o coronavírus estava “clinicamente morto”, e hoje voltou a ser questionado sobre tais declarações.

O médico argumentou que nunca negou a existência do vírus, mas que a Itália não está mais na situação de emergência com hospitais lotados como estava em março e abril.