Baleia viva encalha na praia de Carro Quebrado, em Alagoas


Animal foi encontrado por um vigilante de uma propriedade próximo à praia. Biólogos que foram ao local disseram que o animal é do gênero Balaenoptera, mas não identificaram a espécie. Baleia encalha na praia de Carro Quebrado, em Alagoas
Uma baleia viva encalhou nesta segunda-feira (20) na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, Região Metropolitana de Maceió. Uma equipe do Instituto Biota de Conservação, que monitora a vida marinha na região, foi ao local e, até o final desta tarde, ainda buscava uma maneira de salvar o animal.
O presidente do Biota, Bruno Stefanis, informou ao G1 que a baleia é um animal adulto, do gênero Balaenoptera, mas que não foi possível identificar a espécie.
“Estamos junto do ICMBIo [Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade], precisamos ver o que vai ser feito. A primeira tentativa é reintroduzir o animal, fazer com que o animal saia do raso e vá para uma área pra ver se ele pode nadar. Essa é a primeira coisa que deve ser feita”, afirmou Stefanis.
O animal foi encontrado por um vigilante de uma propriedade próximo à praia. Ele informou ao chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, que acionou a equipe do Biota.
Uma das integrantes da equipe informou que ainda a identificação da espécie do animal estava comprometida por causa da dificuldade de visualizar a baleia inteira.
Biólogos que foram ao local onde baleia encalhou, na praia de Carro Quebrado, em Alagoas, disseram que ela é do gênero Balaenoptera, mas não identificaram a espécie
Instituto Biota de Conservação
Baleia encalha na praia de Carro Quebrado, no Litoral Norte de Alagoas
Instituto Biota

Com Agências