Aulão gratuito aborda temas com mais chances de estarem no Enem no dia 26 de setembro

Aulões abordarão todas as áreas que são cobradas no exame, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens códigos e suas Tecnologias, Ciências da natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação – Divulgação/ND

A preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para o vestibular, todos os anos, já é normalmente um período conturbado, que modifica toda a rotina e requer organização, disciplina e que os estudantes consigam manter o equilíbrio psicológico.

Durante a pandemia e com a educação remota, estes desafios se multiplicam, o que requer cuidados extras e muita determinação na preparação para as provas. Para ajudar neste período, o colégio Energia,  em parceria com a NDTV,  promoverá quatro aulões durante este ano, on-line e ao vivo. O primeiro ocorrerá no dia 26 de setembro, com foco no Enem. Pela manhã o evento ocorrerá das 9h às 12h e, no período da tarde, das 14h às 17h.

 As inscrições para o aulão podem ser feitas aqui.

Os eventos abordarão todas as áreas que são cobradas no exame, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens códigos e suas Tecnologias, Ciências da natureza e suas Tecnologias,  Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação.

Os estudantes que se cadastrarem no site dos aulões, de acordo com o Energia,  receberão um caderno com 50 questões comentadas, que foram preparadas pelos professores do colégio com os possíveis temas que estarão nas provas em 2021. Além disso, também será disponibilizado um caderno de redação com os últimos temas abordados no Enem. Os arquivos estarão disponíveis para download em PDF.

Além disso, quem acompanhar os aulão do início ao fim concorrerá a 25 bolsas de estudo para um curso completo de preparação para o Enem com o Sistema de Ensino Energia, que serão sorteadas na data. “O aulão será completo e  abordará todas as disciplinas que caem no exame. Como os vestibulares ainda estão muito indefinidos, vamos focar agora no Enem, que está com as datas de realização determinadas”, explica o diretor pedagógico das unidades do Energia nas cidades de Blumenau, Itajaí e Balneário Camboriú, Luciano Aguiar Imhof.

Professores orientam que alunos façam os simulados para o Enem em casa utilizando máscaras para treinar, já que o item será obrigatório dos dias de provas – Divulgação/ND

Dicas para a preparação para o exame

Para os candidatos ao exame, o professor e diretor do colégio Energia traz outras dicas importantes neste período de preparação durante a pandemia, como treinar o uso da máscara ao responder as questões. “O edital com os protocolos sanitários do Enem já saiu e determina que os estudantes usem máscara o tempo todo, por exemplo. Por isso, é importante treinar, fazer os simulados com a máscara, pois no dia da prova não será possível tirar”, explica Luciano Imhof.

Ele enfatiza a importância deste treinamento para encarar o Enem com mais tranquilidade. “As provas passadas estarão disponíveis, basta baixar os testes e começar a fazer. Aqui pelo Energia, o aluno terá acesso a todo o material produzido nos aulões e isso é bastante conteúdo. Os professores trabalham em cima dos assuntos que mais caem e, de cada disciplina, é feito um raio-X que é separado para as aulas, que inclui os assuntos com maior percentual de serem abordados no exame”, esclarece.

Adiadas por causa da pandemia da Covid-19, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021. Segundo o MEC (Ministério da Educação), a data não prejudicará o ingresso dos aprovados nas universidades no primeiro semestre de 2021.

Provas presenciais do Enem foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 devido à pandemia da Covid-19

Confira o cronograma do Enem

Provas presenciais: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos

Provas digitais: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos

Reaplicação das provas: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)

Resultados: a partir de 29 de março

Horários do aulão do Energia

26/9

Manhã

9h às 10h20 – Matemática e suas Tecnologias

9h/9h40 – Prof. Vagner (Vavá) – Matemática

9h40/ 10h20 – Prof. Henrique – Matemática

10h20 às 10h30 – intervalo

10h30 às 11h – redação Prof.ª Vânia – Redação

11h às 12h – Linguagens códigos e suas tecnologias

11h/11h25 – Prof.ª Ana Lúcia – Texto

11h30/12h – Prof. Alencar – Literatura

Tarde

14h às 15h25 – Ciências da natureza e suas Tecnologias

14h/14h25 – Prof. Maurício (Urtigão) – Química

14h30/14h55 – Prof. Ananias – Física

15h/ 15h25 – Prof. Herbert – Biologia

15h25 às 15h35 – intervalo

15h35 às 17h – Ciências humanas e suas Tecnologias

15h35/16h – Prof. Henrique – Geografia

16h05/ 16h30 – Prof. Ricardo – História

16h35/17h – Prof. Eduardo (Kadu) – Sociologia

 

 

 

Leitores On Line