Audiência na Alesc discute gastos com combate ao coronavírus e medidas de prevenção


Secretários estaduais da Saúde e da Fazenda participaram da reunião. Secretários da Saúde e Fazenda respondem questionamentos da Alesc
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promoveu nesta segunda-feira (3) mais uma audiência pública para discutir o combate ao coronavírus no estado. Participaram da reunião os secretários estaduais da Saúde e da Fazenda, além do Ministério Público de Santa Catarina. Foram debatidos os gastos no combate à Covid-19 e as medidas de restrição para prevenir o contágio da doença.
Os secretários responderam perguntas de deputados, prefeitos e representantes de entidades. O secretário da Fazenda, Paulo Eli, disse que o estado deixou de pagar a dívida com a União e bancos neste ano, no valor de cerca de um R$ 1 bilhão, para direcionar recursos ao combate da Covid-19.
Secretário da Saúde de SC, André Motta, em audiência pública na Alesc
Mas a maioria das perguntas foram sobre saúde. O secretário da pasta, André Motta, disse que, durante a pandemia, o estado teve cerca de 580 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) credenciados pelo governo federal e pode ter mais 250.
Motta também foi questionado sobre alguns municípios terem entrado em situação de risco gravíssimo porque teriam recebido pacientes de outras cidades. Sobre isso, ele reforçou que, eventualmente, uma região precisa ajudar a outra. Ele também disse que é preciso discutir monitoramento e diagnóstico de casos, além de isolamento, e que não adianta só se falar e cobrar leitos de UTI.
Já o Ministério Público estadual reforçou que o modelo regionalizado de combate ao coronavírus não está se mostrando tão eficaz quanto poderia ser e usou como exemplo a resistência de alguns municípios quanto às restrições recomendadas pelo estado. Na quinta (30), o órgão entrou com uma ação civil pública para que o estado siga as recomendação do corpo técnico do governo e não delegue a responsabilidade da prevenção e combate à doença apenas aos municípios.
De acordo com o boletim estadual divulgado na noite desta segunda, Santa Catarina tem 88.889 mil casos confirmados de coronavírus, com 1.196 mortes.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line