Sunday, 09 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Atendimento presencial do INSS só será possível com agendamento


Com 800 mil pedidos pendentes, o INSS retoma atendimento em agências no dia 24 de agosto, mas apenas para quem tiver feito agendamento. A regra foi estabelecida para evitar aglomerações, em especial porque cerca de 70% do público que é atendido pelo órgão é do grupo de risco – tem mais de 60 anos ou comorbidades – para a covid-19.
O agendamento pode ser feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo para celular Meu INSS. Segundo o presidente do órgão, Leonardo Rolim, as pessoas com pendência estão sendo contactadas pelo call center do INSS, mas nem todos conseguem ser encontrados.
O órgão segue prestando serviços de forma remota, mas há procedimentos, como perícia médica, em que o atendimento físico é necessário. Outros pedidos também são indeferidos por conta do cadastro desatualizado e porque as pessoas nem sempre conseguem enviar os documentos necessários de forma eletrônica.
Dos cerca de 500 mil pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC), para pessoas com deficiência e em que a renda familiar é de um quarto do salário mínimo per capita, 300 mil ainda não conseguiram ter o benefício aprovado.
Segundo Rolim, o INSS espera atender todos os 800 mil pedidos pendentes em até três meses.

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