Artista de Floripa, Serafim, lança EP em todas as plataformas digitais

Gravação conta com cinco canções, compostas e escritas pelo cantor e compositor, e já está disponível em todas as plataformas digitais

Tons, sons, invocação, improvisação, canto de amor e das dores do mundo. O artista catarinense Serafim acaba de lançar o primeiro EP em todas as plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music e Google Play. Autointitulado, o EP SERAFIM conta com cinco canções (Além da Despedida, Às, Dia da Eternidade, Indiferente e Serafim). Elas foram compostas e escritas pelo cantor e compositor, com participações de Mateus Costa (no contrabaixo acústico), de Francis Pedemonte (na bateria, caixa, bumbo, pratos e chumbau) e Israel Dutra (no violino).

Ouça o EP https://spoti.fi/3fqrI3A

Junto com o EP, o cantor e compositor lança o videoclipe da canção Além da Despedida. A produção tem roteiro e direção de Serafim; captação de imagem e auxílio de direção de Juliana Valbert; além do auxílio logístico de Lucemeri Alves. “Além da Despedida é um rezo. Uma prece, uma oração. Algo que se diz baixinho para si mesmo quando se está sozinho, longe das pessoas, e perto da verdade. É canto de força, que chama o sujeito a seguir adiante, ainda que aquilo que mais o apavora sempre retorne, em ciclos estreitos de repetição sem fim. Quando a compus, eu estava esperançoso de que, ainda que eu recaísse sempre nos mesmos problemas (mais cedo ou mais tarde), eu sempre levantaria, e sempre seguiria o caminho que acho correto, que é o caminho da transcendência, do espírito e do amor”, afirma o artista.

Assista ao videoclipe www.youtube.com/serafimoficial 

Serafim é o pseudônimo do cantor e compositor, e, também professor de música na grande Florianópolis, Raphael Duarte Alves Augusto. “O Serafim sou eu. Não enquanto personagem perfeito, mas como frágil e falho, sensível demais, choroso, ao mesmo tempo que com a coragem de olhar de olhos nus a ferida de si mesmo. Um esperançoso, que crê piamente que existe um sentido maior nisso tudo e que vale a pena cantar por isso”, explica. “Depois li sobre o Arcanjo Serafim, descobri que ele era o ser mais próximo de Deus em toda a Criação e que em seu desejo de se aproximar do Criador, pegava fogo, queimava em si mesmo nesse ardor”, destaca.

O EP, segundo Serafim, é uma fotografia da trajetória de uma década de música do cantor e compositor. Simultaneamente, mostra como ele se manteve próximo dos mesmos temas, e de como mudou o modo de sentir e de fazer música com o passar dos anos. A experiência pessoal com o grupo de improvisação livre, coletiva, xamânica e intuitiva de Florianópolis, chamado “Tocata”, guiado pelo músico chileno Polo Cabrera, também influenciou e influencia diretamente a música de Serafim. “Todas as canções do EP são modos de eu comunicar minha ansiedade pelo mundo espiritual, minha angústia pelos tombos na terra, minha sensibilidade de ter feridas compridas, e a coragem de olhar para elas. Num sentido bastante geral, eu poderia, talvez, chamá-las de ‘preces’, ainda que não seja exatamente isso”, comenta. “Além da Despedida, por exemplo, foi composta no final de 2019, quando eu já havia incorporado novas referências provindas da música andina e das Tocatas, e quando enfrentava uma crise existencial um pouco mais acentuada. Assim, ela traz algo mais leve e, agora, mais próximo da oração, embora fosse essa uma oração dançante”, complementa o artista.

VIDEOCLIPE
O videoclipe tem roteiro e direção de Serafim; captação de imagem e auxílio de direção de Juliana Valbert; além do auxílio logístico de Lucemeri Alves. Foi gravado em dois momentos. No primeiro, em campos e florestas, em um local agrícola, nos arredores da casa da mãe de Serafim, em Biguaçu (SC). No segundo, nas dunas próximas à cidade de Garopaba (SC), onde moram os avós do artista. Sinopse: O personagem Serafim sempre carrega uma janela para onde quer que ele vá. Ele viaja por uma série de ambientes naturais diferentes, nunca confinado em salas ou casas. Sempre sozinho, como se fosse tudo isso uma ilusão do próprio sujeito. Embora ao ar livre, Serafim está sempre enquadrado nos limites estreitos dessa janela, que é sua carga e seu fardo. Serafim viaja o mundo e busca o ar puro e a solidão da natureza, mas está sempre dentro de sua casa (a janela simboliza isso), nunca sai realmente de seus limites confortáveis e prefere carregá-los como caracol eterno do que se livrar deles e dar de cara com a natureza de modo frontal. Assim, o vídeo representa um sentimento de necessidade de ar puro, espaço, natureza e liberdade, ainda que este sentimento só se exacerba na nossa condição de confinamento, não apenas físico, como mental e espiritual.

SERAFIM
É o pseudônimo do cantor e compositor, e também professor de música na grande Florianópolis, Raphael Duarte Alves Augusto. Graduado em Licenciatura em Música e mestrando em Musicologia, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Começou a compor, tocar e improvisar a partir de 2005. Fundou e participou da banda O Novo Código Genético (2012/2019). Em 2020, lança o primeiro EP denominado Serafim, que conta com cinco canções (Além da Despedida; Às, Dia da Eternidade, Indiferente e Serafim). Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/serafim.oficial

FICHA TÉCNICA EP SERAFIM
Além da Despedida (composição e letra de Serafim; violão, charango, caixa do divino, shaker – chocalho ovinho – e vocal por Serafim)
Ás (composição e letra de Serafim; violões, caixa do divino, baixo elétrico e vocal por Serafim; pratos e chimbau por Francis Pedemonte; violino por Israel Dutra)
Dia da Eternidade (composição e letra de Serafim; violão e vocais por Serafim)
Indiferente (composição e letra de Serafim; violão, baixo elétrico e vocais por Serafim; caixa – com vassourinha -, bumbo e pratos – bateria – por Francis Pedemonte)
Serafim (composição e letra de Serafim; violões e vocais por Serafim; bateria e pratos por Francis Pedemonte; contrabaixo acústico por Mateus Costa – do duo ‘A Corda em Si’)
Gravado e mixado por Francis Pedemonte, em Florianópolis.

Gostou deste blog? Por favor, compartilhe :)

https://jornaltijucas.com.br/feed/
Seguir por E-mail
YOUTUBE
Leitores On Line