Após reforma, UPA Chácara do Governador volta a atender casos de urgência, em Goiânia


Unidade de saúde, que não funcionava desde dezembro de 2019, deve contar com clínicos gerais e pediatras 24h por dia. Estrutura ganhou novos consultórios e leitos. UPA Chácara do Governador durante reforma, em Goiânia
Prefeitura de Goiânia/Divulgação
Após quase nove meses fechada para reforma, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Chácara do Governador voltará a atender pacientes em casos de urgência e emergência a partir desta terça-feira (15), em Goiânia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o antigo Centro de Assistência Integral de Saúde (Cais) recebeu adequações para oferecer pronto atendimento 24h por dia.
A partir da reforma, que teve início em dezembro de 2019, a unidade passa a contar com atendimento clínico geral e pediatria, incluindo salas de observação pediátrica. Com a estrutura ampliada, o número de consultórios médicos aumentou de três para cinco. Além disso, o espaço recebeu três leitos com respiradores, áreas de repouso e duas salas para pacientes de classificação de risco.
Segundo a prefeitura, o Cais Chácara do Governador foi inaugurado em 2004 e atendia, em média, duas mil pessoas por mês. Após a reforma, a unidade passa a ter capacidade para atender 4,5 mil pessoas.
De acordo com a SMS, o Ministério da Saúde solicitou que a reforma fosse feita para que a unidade se tornasse uma UPA, ampliando a estrutura e o tipo de atendimento médico oferecido.
Veja outras notícias da região em G1 Goiás.
*Jamyle Amoury é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Faculdade Sul Americana (Fasam), sob orientação de Elisângela Nascimento.
Leitores On Line