Após 15 anos de espera, mulheres terão reconstrução mamária

Mulheres esperando há mais de 15 anos na fila do SUS por reconstrução mamária serão beneficiadas por cirurgia gratuita no mês de outubro. O objetivo da campanha é elevar a autoestima de vítimas do câncer de mama, em apoio ao Outubro Rosa.

A ação, da Motiva Implantes, escolheu 60 mulheres de cinco estados brasileiros. Em Florianópolis, seis vão ser beneficiadas e o processo para cirurgia deve iniciar nesta sexta-feira (25).  

O objetivo da ação é trazer de volta a autoestima das mulheres, com a reconstrução da mama. – Foto: Arquivo/ND

A seleção foi feita pelo tempo de espera na fila de saúde pública e maior complexidade da cirurgia. Todas já fizeram tratamento, se curaram e estavam esperando por implante. As primeiras três cirurgias vão acontecer na Capital catarinense ainda nesta sexta-feira e outras três serão realizadas no sábado (26). 

De acordo com a presidente da Motiva Implantes, Mariana de Castro Bonatto, esse tipo cirurgia normalmente custa em torno de R$ 90 mil reais, já que além da reconstrução mamária, as mulheres serão beneficiadas com cirurgia estética para deixar os dois seios iguais.

Cirurgias gratuitas

O procedimento pode durar de quatro a seis horas e todas as 60 mulheres realizarão a cirurgia durante o mês de outubro nos estados de São Paulo, Sergipe, Pernambuco e Minas Gerais, além de Santa Catarina.

Todo o processo cirúrgico será gratuito, desde próteses mamárias, internação, honorários médicos para consulta de avaliação clínica pré-operatória, cirurgia, atendimento pós-operatório e acompanhamento médico.

O objetivo da Motiva Implantes é trazer de volta, a partir da reconstrução, a autoestima das mulheres. 

As cirurgias serão gravadas e transmitidas ao vivo para cirurgiões plásticos inscritos no evento. A ideia é promover a educação médica continuada, a fim de dar aulas práticas de como realizar o procedimento para cirurgiões que pretendem entrar na área de implantes. Por conta da pandemia, esse acompanhamento será feito de forma online.

“O câncer é uma doença que afeta a mulher tanto na parte física quanto emocional e social. E é a consciência desse quadro que nos engaja em causas como essas. Queremos, por meio de nossas próteses, contribuir para que essas pacientes recuperem a autoestima e a estrutura dos seios, com segurança”, disse Mariana.