Ao vivo e gratuito, Projeto Museus Virtuais apresenta vida e obra do pintor francês Monet neste final de semana

Transmissão online é feita diretamente do Paradigma Cine Arte pelo canal no Youtube do Instituto Maratona Cultural

O Projeto Museus Virtuais deste sábado, 12 de setembro, promete levar a todos numa viagem sem sair de casa. O destino será a França, para visitar a vida e obra do pintor francês Monet. Quem acompanhará o passeio será o arte-educador Claudio Toscan, às 15h.

A sessão é online e gratuita, transmitida em tempo real diretamente do Paradigma Cine Arte, através do Instagram @institutomaratonacultural e pelo canal no Youtube do Maratona Cultural. Antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, o projeto era realizado na Sala de Cinema do Paradigma Cine Arte, mas adaptou-se às medidas preventivas, e as sessões estão sendo realizadas de forma online.

Heitor Lins, do Instituto Maratona Cultural, explica que agora as sessões são feitas no hall do Paradigma Cine Arte, “Nos adaptamos com a ideia de manter o vínculo com o espaço. Queremos mostrar que mesmo as pessoas não podendo estar lá para prestigiar, continuaremos fazendo a entrega do Projeto Museus Virtuais ao público de forma online”, afirma.

Monet foi um dos líderes do Impressionismo, importante movimento estético francês no século XIX. O público poderá visitar a casa do artista em Giverny, na França, seus aposentos e jardins que inspiraram a obra do pintor.  Além disso, o passeio inclui visitas aos principais museus de Paris, com destaque às principais obras de Monet e de seus contemporâneos.

Para Felipe Didoné, coordenador do Paradigma Cine Arte, o que não falta é saudade de receber os visitantes para o Projeto Museus Virtuais na Sala de Cinema. “Sentimentos falta de receber a todos, mas quem fornece arte e cultura está se adaptando ao momento para continuar levando entretenimento às pessoas. Temos muito orgulho de também fazer parte desse Projeto, a arte precisa continuar sendo valorizada”, destaca.

Sobre o Projeto

O projeto Museus Virtuais reúne cultura, tecnologia e educação. Consiste em uma atividade que oferece uma visita virtual a museus e galerias do mundo. A visita é conduzida por um arte-educador que convida os visitantes a conhecerem as principais exposições em cartaz, comentando as obras, as curiosidades sobre os artistas e as técnicas utilizadas nas pinturas e esculturas.

O Projeto é uma realização do Instituto Maratona Cultural por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis, com apoio cultural do Corporate Park.

Leitores On Line