Anelisio Machado é o pré-candidato do Avante a prefeito de Joinville

Anelisio Machado é o pré-candidato do Avante a prefeito de Joinville

Conhecido por ser empreendedor na área de Educação, à frente da Assessoritec, e da comunicação, no comando da TVBE, Anelisio Machado é o pré-candidato do Avante a prefeito de Joinville. Segundo ele, o partido que vem se consolidando e já conta com sete deputados federais, quer estar entre as “forças para a eleição deste ano”. E com relação ao vice, informa que ainda não há definição.

Aos 54 anos, Anelisio Machado,que é natural de Vidal Ramos, mas mora em Joinville desde os 10 anos de idade, almeja ser prefeito para retribuir à cidade as oportunidades que recebeu, para que mais pessoas possam alcançar seus sonhos. “Moro em Joinville desde 1976 no ano que foi fundado o Jec, onde vendia picolé, aos 11 anos de idade”, lembra. Hoje empresário e pré-candidato, ele conta um pouco de sua trajetória e propostas em uma entrevista exclusiva ao Aconteceu em Joinville.

Saiba mais sobre o pré-candidato

Natural de Vidal Ramos, Anelisio Machado iniciou sua carreira profissional, com carteira assinada, aos 14 anos, como aprendiz torneiro mecânico na Tupy. Atuou como torneiro de manutenção e de ferramentarias até os 21 anos de idade, quando iniciou a função de professor de educação profissional no Senai, e depois na Escola Técnica Tupy. Em 1998, fundou a Assessoritec, dando início a um projeto de educação profissional e Supletivo (EJA). Atua até hoje como gestor da Assessoritec.

Em 2014, começou mais um desafio à frente ao Fluminense (de Joinville), na função de presidente levando o clube a profissional e hoje na série B do Catarinense.

Em 2018, assimiu mais um desafio junto a TVBE Joinville, com as inovações e tecnologias, colocando a TVBE em padrão das melhores emissoras da região.

Com relação à sua formação, além de técnico em mecânica, cursou Engenharia Mecânica (incompleto), é graduado em Pedagogia e fez pós-graduação em Gestão de Pessoas.

Entrevista:

Propostas para a Mobilidade Urbana

Anelisio Machado – Será necessário pensar na logística da cidade, onde a valorização do uso de meios alternativos possam voltar a ter espaço na cidade. A melhoria na qualidade das ruas e ligações de algumas ruas facilitará alguns gargalos, porém apenas em primeiro momento.

Joinville precisa pensar em projetos arrojados para a mobilidade e em alguns pontos será necessário elevados e rotatórias mais bem definidas. Quanto aos ônibus precisamos pensar nas pessoas que moram em pontos distantes e em ruas onde poderiam ser atendidos por veículos menores e desta forma a abertura para um novo modelo de transporte de pequeno porte e mais pontual.

Na saúde, foco em prevenção e atendimento

Anelisio Machado – Na área da saúde, precisamos trabalhar mais a prevenção que sempre foi mais barato e mais eficaz para a população e para o governo. O acompanhamento e o respeito pela saúde começa pelo social. Saúde é mais do que pensar em bem estar físico. Precisa ser pensado também no bem estar social e mental. Melhorar a qualidade dos hospitais e Upas será necessário, mas precisamos antes melhorar as condições de trabalho e atendimento das pessoas.

Atenção à Educação Infantil

Anelisio Machado – Com certeza podemos melhorar muito a educação infantil que deve ser foco do governo. As crianças das periferias da cidade devem ter condições de se desenvolver semelhantes às crianças de melhores condições financeiras e isso só será possível com investimentos em projetos de parceria com as comunidades onde as estruturas devem ser proporcionadas pelo governo ou em parceira público-privada.

Na Segurança Pública, papel do município deve ser ajudar na prevenção

Anelisio Machado – Segurança pública é um desafio conjunto do Estado e do Município e precisa ser tratado com união das forças onde o município precisa criar políticas públicas na prevenção e auxílio da comunidade para aliviar o Estado na correção.

Cultura, Esporte e Lazer: comunidade deve se apropriar dos espaços

Anelisio Machado – Saúde também está ligada a cultura, esporte e lazer. Desta forma precisa ser pensado investimentos nos bairros para que nossa comunidade participe de eventos e projetos que traga a união das pessoas ao convívio social com alegria e bem-estar.

Aproveitar as estruturas abandonadas nos bairros em conjunto com as comunidades dando apoio necessário para que eles mesmos cuidem do patrimônio que na verdade pertence a eles mesmos.

Quanto ao destino de prédios públicos como a antiga sede da Prefeitura e a Cidadela Cultural, quais os planos para esses espaços?

Anelisio Machado – Estruturas de um valor imensurável em pontos estratégicos que devem ser utilizados de forma coerente em projetos elaborados através de estudos. Triste as condições que se encontram e poderiam ser utilizadas para evitar custos de aluguel da prefeitura ou projetos sociais.

Atrativos turísticos não faltam!

Anelisio Machado – Joinville está entre a serra e o mar com uma baía indescritível de linda e uma série de rios que deveriam ser observados com mais atenção. Uma cidade com vários pontos turísticos que precisam ser exaltados. Favorecer o turismo local já seria um diferencial com ações e eventos turísticos provocando na comunidade a visita e o consumo na própria cidade. Eventos culturais e esportivos periódicos por toda a cidade proporcionando às pessoas maior integração social.

O município vem sendo afetado pela pandemia. Quais serão suas ações para minimizar os impactos?

Anelisio Machado – A desburocratização do setor público e a transparência das atividades públicas precisa ser imediata. A pandemia vai deixar sequelas sim, mas o povo de Joinville é guerreiro e se der condições e não atrapalhar vai ser um grande aliado nas mudanças necessárias para termos uma cidade que sonhamos. Precisamos juntos construir a Joinville que sonhamos!

Por que o candidato acredita que será um bom governante e é a melhor opção para Joinville?

Anelisio Machado – Acredito que nossa querida cidade de Joinville tem potencial para crescer e dar oportunidade às pessoas que querem ter sucesso na vida. Esta cidade me proporcionou ser um grande profissional e as pessoas que vieram para Joinville querem crescer na vida e aqui será o local onde poderão alcançar seus objetivos. Um governante para ter sucesso precisa ouvir e entender o seu povo e essa alegria eu tenho por estar no meio da comunidade desde 1976, quando aqui cheguei vivendo no meio da população e sentindo as dificuldades e angústias desta gente querida. Trabalhar por esta gente que me acolheu e me trata com respeito me faz acreditar que juntos podemos melhorar as condições de vida das pessoas que aqui escolheram para ser feliz.

Com Agências