Saturday, 15 August, 2020

JORNAL TIJUCAS

Alô Saúde Floripa: telemedicina é aliada no combate ao coronavírus



Serviço, pioneiro no país oferece atendimento pré-clínico gratuito por telefone e aplicativo 24h por dia e ajuda a reduzir as filas nos centros de saúde O Alô Saúde Floripa é um serviço de atendimento pré-clínico que funciona como uma triagem por telefone. As perguntas são baseadas em algoritmos internacionais adaptados para nossa realidade e têm a função de determinar as necessidades de avaliação presencial e se preciso, com qual prioridade sem que seja preciso se deslocar até uma unidade de saúde.
O programa Alô Saúde Floripa começou a ser construído em 2017 com investimentos em melhorias na estrutura física das unidades de saúde da capital. Na etapa seguinte, foram realizadas mudanças de fluxos nos Centros de Saúde. No último ano, houve a implantação do prontuário eletrônico, que permite ao médico ou outro profissional da saúde acessar o histórico de cada paciente em tempo real para qualquer local de atendimento.
A implantação por etapas foi fundamental, pois permitiu ao município ter uma rede estruturada que estava já em vias de funcionar e precisou apenas de algumas adaptações para atender aos casos de suspeita de Covid-19 logo que surgiram as primeiras notificações, em março de 2020.
— Viemos há alguns anos nos preparando para realizar esse serviço de atendimento e suporte remoto. Assim, ganhamos tempo em uma situação de emergência, como foi a da chegada do coronavírus, e atendemos à população de maneira mais rápida e assertiva — afirma o prefeito de Florianópolis.
Por meio de ligação telefônica, atendimento pelo site ou pelo aplicativo, um atendente do Alô Saúde colhe informações sobre o estado de saúde do paciente e, de acordo com a complexidade do caso, identifica se há necessidade isolamento preventivo ou se é preciso encaminhar o paciente a uma avaliação presencial.
— Boa parte das pessoas que ligam para o Alô Saúde têm a “intenção inicial” de buscar atendimento em um ambiente como UPA ou hospital, no entanto, na maioria dos casos, manter o isolamento e observar sintomas de alarme conforme orientação do atendente já é suficiente — explica a médica da família e coordenadora do Alô Saúde Floripa.
Em Florianópolis, atendimento a distância é destaque no combate ao coronavírus

O que é feito em caso de suspeita de contaminação pelo novo coronavírus?
As pessoas identificadas como suspeitas de Covid-19, mas que não apresentam sintomas graves, são orientadas a permanecer isolamento domiciliar por 14 dias a partir do início dos sintomas ou do último contato com caso suspeito. Dentro desse período, é preciso observar possíveis sinais de alarme (como febre constante e falta de ar para realizar atividades do dia a dia) e evitar qualquer contato com outras pessoas.
Após a triagem, uma equipe de saúde mantém o contato com o paciente e realiza ligações primeiro para realizar uma teleconsulta, notificar e solicitar o exame para Covid-19 e reforça as orientações de isolamento e cuidados já passada pelo serviço pré clínico. E após, enquanto aguardam os resultados, os pacientes são monitorados quanto ao surgimento de sinais de gravidade, condições de isolamento e eventuais necessidade de avaliação presencial.
— Os tempos para os exames são diferentes, e a orientação é de permanecer em isolamento, sem contato com outras pessoas, inclusive as que moram na mesma casa, essa é uma regra de ouro para proteger familiares — esclarece a coordenadora do programa.
Em alguns casos, quando há a indicação de manter o isolamento e a observação dos sintomas por 14 dias, e o paciente não tem como cumprir esse isolamento em seu domicílio, a Prefeitura de Florianópolis pode disponibilizar um quarto de hotel para essa finalidade. Assim, reduz-se o risco de contaminação de outros membros da mesma família.
Nos casos mais graves, quando os sinais de alarme são identificados pela equipe do Alô Saúde, o paciente é direcionado para atendimento em UPA ou hospital.
Atendimentos realizados pelo Alô Saúde Floripa ajudam a reduzir a espera em UPAs e hospitais
Desde que começaram os atendimentos de casos com suspeita de Covid-19 (em 19 de março), o Alô Saúde Floripa já atendeu mais de 12.490 pessoas com sintomas compatíveis com os do coronavírus. Mais de 6.050 pessoas receberam orientações de autocuidado, sem que houvesse necessidade de avaliação presencial. Entre eles, 1.180 cumpriam critérios para caso suspeito de Covid-19.
Além do atendimento pré-clínico do Alô Saúde, as equipes de Saúde da Família da PMF também têm prestado atendimento remoto. Somente em junho, foram realizadas, em média, 1.200 teleconsultas por dia, entre atendimentos médicos e de enfermagem, dessas cerca de 80 teleconsultas diárias por suspeita de Covid-19 .
Assim, o programa contribui para a redução da demanda por atendimentos presenciais e desafoga o sistema de saúde do município para conseguir cuidar melhor daqueles para quem o atendimento presencial é essencial.
Como funciona Alô Saúde Floripa
O Alô Saúde Floripa pode ser utilizado por todos os moradores de Florianópolis com cadastro ativo no SUS do município.
O contato pode ser feito pela Central Telefônica (0800-333-3233), pelo aplicativo “Alô Saúde Floripa” (disponível nas plataformas IOS e Android) ou pelo formulário no site www.alosaudefloripa.com.br.
Ao ligar para o 0800, é possível tirar dúvidas sobre o sistema de saúde, receber orientações de autocuidados e marcar consultas sem a necessidade de ir presencialmente a uma unidade de saúde. As ligações são gratuitas e ilimitadas.
Quem prefere utilizar o aplicativo pode ter atendimento por videochamadas ou chats, acessar o contato das equipes de saúde por WhatsApp, ler notícias da rede, e ainda acessar informações em saúde.
Além dos atendimentos relativos ao coronavírus, o Alô Saúde Floripa também oferece atendimento e orientação para quaisquer outros sintomas (como dor de dente, diarreia e dores de cabeça), além de informações e esclarecimento de dúvidas a respeito de medicamentos, exames, calendário de vacinação e orientações sobre amamentação, gestação, e de problemas.
O serviço é totalmente gratuito e está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana para a população de Florianópolis.

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