15 de setembro, terça-feira


Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Interino há quase quatro meses, Eduardo Pazuello será efetivado como ministro da Saúde. Após uma semana registrando queda, Brasil volta à estabilidade na média de mortes por Covid-19. Enquanto o país fecha vagas formais, os postos de trabalho na modalidade intermitente seguem na contramão. O Assunto: planeta em chamas. Mudanças no seguro-desemprego. Assembleia Geral da ONU será online. O abono salarial e o canto do ex-goleiro da Chapecoense.
Pazuello efetivado
Ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello
Adriano Machado / Reuters
Eduardo Pazuello, será efetivado no cargo de ministro da Saúde na quarta-feira (16). A posse está marcada para as 17h, no Palácio do Planalto. General do Exército, ele foi nomeado ministro interino em 3 de junho, embora já estivesse, na ocasião, ocupando o posto havia 20 dias, depois que o médico Nelson Teich — do qual era secretário-executivo — pediu demissão.
Números do coronavírus
Após uma semana registrando queda, Brasil volta à estabilidade na média de mortes por Covid-19. O país registrou 454 mortes nas últimas 24 horas, chegando ao total de 132.117 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de novas mortes nos últimos 7 dias foi de 731 óbitos, uma variação de -15% em relação aos dados registrados em 14 dias. São 4.349.544 de pessoas contaminadas.
MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado
PANDEMIA NAS CIDADES: consulte casos e mortes por município
Crianças e o coronavírus
Estudos ajudam a ciência a responder a algumas perguntas sobre as crianças e a Covid-19: quais os sintomas nelas? Se elas forem infectadas, qual a chance de terem um caso grave da doença? Quanta carga viral têm no corpo? Nesta reportagem, você lerá sobre 7 pontos que a ciência já sabe sobre como o coronavírus afeta as crianças. Entenda o que a ciência já achou e onde concentra as buscas por vida fora da Terra.
Trabalho intermitente
Enquanto o país fecha vagas formais, os postos de trabalho na modalidade intermitente seguem na contramão. Desde novembro de 2017, quando entrou em vigor a nova lei trabalhista, foram fechados 194.649 postos com carteira assinada no país. No mesmo período, na modalidade intermitente, foram criadas 170.649 vagas. Veja e entenda os dados.
Na mesma profissão, homem branco ganha mais do que o dobro da mulher negra, diz estudo
O Assunto: planeta em chamas
As consequências do aquecimento global saltam aos olhos em imagens trágicas que se repetem pelo mundo: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Estados Unidos são palco da devastação. O fogo se alastra em alta velocidade, derruba quilômetros de florestas e mata milhões de animais. Os repórteres da TV Globo Claudia Gaigher, Fabiano Villela e Carolina Cimenti, relatam, respectivamente, de MS, PA e dos EUS, as consequências do fogo. E Renata Lo Prete conversa com Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP.
MS entra em emergência por causa das queimadas no Pantanal
PF investiga se incêndio foi provocado para transformar área protegida em pasto
FOTOS: reduzido a cinzas, Pantanal vira cemitério de animais
Veja como ajudar comunidades e espécies ameaçadas pelo fogo
Fogo, tempo seco, calorão, chuva preta: o que acontece no Brasil?
Camada de poluição dobra em SP com tempo seco e fogo no Pantanal
Vida extraterrena
Imagem do planeta Vênus é uma combinação de dados da espaçonave Magellan da Nasa e da Pioneer Venus Orbiter
NASA / JPL-Caltech
Um grupo internacional de cientistas informou ter encontrado moléculas de fosfina na superfície de Vênus, um gás que não é produzido naturalmente na Terra, indicando, assim, que pode existir vida microbiana no planeta. Descobertas recentes como a presença de água líquida em Marte, de jatos d´água na lua Europa e de metano líquido na lua Titã animam os cientistas na busca por condições para a vida extraterrestre. Entenda o que a ciência já achou e onde concentra as buscas por vida fora da Terra.
Mudanças no seguro-desemprego
A área econômica do governo avalia mudanças no seguro-desemprego, como uma forma de poupar recursos e viabilizar o novo programa social, chamado de Renda Brasil. A informação é do secretário Especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, que prevê duas possibilidades:
aumento da carência, ou seja, do tempo mínimo de serviço para que o trabalhador tenha direito ao benefício
redução no número de parcelas a serem pagas
Assembleia geral da ONU
Por causa da pandemia, a Assembleia Geral da ONU será virtual pela 1ª vez. Evento marcam os 75 anos da formação das Nações Unidas após o fim da Segunda Guerra. Tradicionais discursos de chefes de estado e governo, incluindo o do presidente Jair Bolsonaro, estão previstos para a próxima semana. Mistério é se Donald Trump discursará presencialmente em Nova York.
Abono salarial
O abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 começa a ser pago hoje para os trabalhadores nascidos em setembro (PIS) ou com benefício final 2 (Pasep). O calendário de saques se estenderá até 30 de junho de 2021.
O canto do ex-goleiro da Chapecoense
Jakson Follmann durante participação no “Popstar”
Globo/Rafael Lima
Jakson Follmann agora foca na música e planeja turnê para 2021, mas sem exagero na quantidade de shows. Ao G1, ex-goleiro da Chapecoense, que sobreviveu após a queda do avião que levava o time catarinense para a Colômbia, falou sobre planos e comparou carreiras de jogador e cantor.
“‘Não quero fazer inúmeros shows no mês e, sim, poder fazer um show tranquilo”.’
Simon Fuller, do Now United, fala de planos, turnê no Brasil, fãs e produtores
Curtas e Rápidas:
Mega-Sena pode pagar R$ 9 milhões nesta terça-feira
Exportação pode ajudar pequenas empresas durante a pandemia
Futebol
Libertadores
19h15: Jorge Wilstermann x Athletico-PR
21h30: Santos x Olimpia
Leitores On Line