Volkswagen e Ford consideram aliança estratégica para produzir veículos comerciais

NOVA YORK – A Volkswagen e a Ford Motor estão considerando uma aliança estratégica para trabalhar em conjunto em uma série de veículos comerciais, um movimento que permitiria que duas das maiores montadoras do mundo compartilhassem o cumprimento de regras ambientais mais rígidas. A potencial aliança em vários projetos, incluindo vans e outros veículos comerciais, não levará a uma troca de participação acionária ou participações cruzadas, disseram as empresas em um comunicado conjunto nesta terça-feira. As montadoras não informaram um prazo para formalizarem a parceria, em vez disso, dizem que “fornecerão atualizações e detalhes adicionais à medida que as conversas progredirem”.

Fabricantes de automóveis em todo o mundo estão explorando maneiras de compartilhar as despesas para o desenvolvimento de veículos comerciais leves, incluindo modelos elétricos, em cidades como Paris e Xangai, para melhorar a qualidade do ar. As restrições de aperto vêm ao mesmo tempo em que a demanda está aumentando para a entrega de mercadorias devido à crescente popularidade das compras online. O diretor-presidente da Ford, Jim Hackett, tem sua empresa em uma campanha para cortar US$ 25,5 bilhões em custos e está buscando parceiros.

Esta potencial aliança com o Grupo Volkswagen é outro exemplo de como podemos nos tornar mais aptos como um negócio”, disse Hackett em comunicado. “Estamos ansiosos para explorar com a equipe da Volkswagen nos próximos dias como podemos trabalhar juntos para melhor atender às necessidades em evolução dos clientes de veículos comerciais.”

Thomas Sedran, chefe de estratégia da Volkswagen, disse que a aliança poderia “melhorar a competitividade de ambas as empresas globalmente”.

“Os mercados e demanda dos clientes estão mudando a uma velocidade incrível”, disse Sedran. “Ambas as empresas têm posições fortes e complementares em diferentes segmentos de veículos comerciais”.

A Volkswagen cooperou durante anos com a Daimler para produzir vans, mas o grupo alemão terminou o projeto conjunto há vários anos. Em outubro, Eckhard Scholz, chefe da divisão de veículos comerciais leves da Volks, disse à Bloomberg News que a empresa estava explorando maneiras de trabalhar em conjunto com outros fabricantes. As regras sobre emissões de gases foram um dos fatores que levaram às negociações, disse ele.

Source: http://oglobo.globo.com/rss.xml?completo=true

Loading...