UFRGS se destaca entre as universidades brasileiras no ranking Times Higher Education

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) divulgou nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, a edição 2020 do Ranking Mundial de Universidades. A UFRGS é destaque entre as universidades brasileiras ocupando a faixa de posição entre 601ª e 800ª na listagem geral, mesma posição do levantamento anterior, o que a mantém na terceira posição entre as universidades brasileiras, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e empatada com mais quatro universidades.

Nos itens avaliados pela consultoria, a UFRGS apresentou uma melhora nos indicadores pesquisa (de 14,1 para 18,3) e citações (de 40,5 para 49,3), em relação à avaliação anterior. Para o reitor Rui Vicente Oppermann, a UFRGS “recebe essa notícia com muita satisfação em meio a enorme crise pela qual estamos passando. Essa posição é decorrência do trabalho de nossos professores, pesquisadores, técnicos e estudantes da graduação e da pós-graduação. Paradoxalmente, são eles que estão sendo atingidos pelas políticas restritivas do atual Governo que insiste em não reconhecer o valor que as universidades federais têm para o País”.

O ranking é liderado pela Universidade de Oxford, do Reino Unido, seguida pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos) e pela Universidade de Cambridge (Reino Unido). Entre as universidades brasileiras, a Universidade de São Paulo aparece em primeiro lugar (faixa de posição 251º e 300º), seguida pela Unicamp (501.º e 600.º). Junto com a UFRGS, no grupo posicionado entre 601ª e 800ª aparecem mais três federais: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de uma privada: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

O levantamento THE das melhores universidades do mundo é realizado anualmente e abrange cerca de 1.400 instituições de 92 países. São considerados 13 indicadores em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa e citações.

Principais universidades brasileiras no THE

1.º Universidade de São Paulo (USP) – Faixa 251-300
2.º Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – 501-600
3.º Universidade Federal de Minas Gerais; Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal de São Paulo e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – 601-800

Na página da Secretaria de Avaliação Institucional há detalhamento do posicionamento da UFRGS em outros rankings nacionais e internacionais.

Source: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/noticias/RSS

Loading...