Professores e escolas promovem intercâmbio cultural entre alunos

Em 2015, um grupo de alunos da Escola de Educação Básica Araci Espíndola Dalsenter, de São João Batista, sob orientação do professor de história, Malcon Gustavo Tonini, redigiram cartas físicas e enviaram para a Escola da Ponte em Portugal com o objetivo de promover um intercâmbio cultural entre alunos dos dois países.

A troca ocorreu como planejado também no ano seguinte, o que foi uma experiência única para o professor e os alunos. No ano de 2017, outros professores se interessaram pelo projeto e indicaram novas escolas para integrarem o intercâmbio. Hoje, o projeto integra pelo menos seis escolas, o que fez com que recentemente houvesse a troca de cartas entre alunos da escola Araci Espíndola Dalsenter com alunos da Escola Estadual Antônio Novais da cidade de Ribeirão Vermelho/MG, cujo contato foi promovido pela pedagoga Giselle de Paula, que junto da professora de língua portuguesa, Maria Augusta Almeida Bastos mantém o projeto na Escola do Jardim São Paulo.

Outra troca recente, foi promovida pelos professores Malcon e Lara Pestile da Escola de Educação Básica  Santa Terezinha, do município de Brusque e pela professora de língua estrangeira, Rozane Fermino da Silva da Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, de Tijipió. Novas trocas já estão planejadas e outras já estão em processo, e mais escolas devem participar.

O projeto, que é mantido pelos próprios professores, criou tais recursos para atingir um objetivo maior, que é o despertar, nas crianças, uma consciência de seu meio, incluindo os aspectos sociais, e de sua história. Além disso, as crianças acabam conhecendo a realidade de outras crianças. Na correspondência entre escolas, os alunos escrevem, mas também são lidos, o que funciona como um canal da livre expressão e da atividade cooperativa.

Informações: Malcon Gustavo Tonini




O post Professores e escolas promovem intercâmbio cultural entre alunos apareceu primeiro em CLUBE i.

Source: http://clubei.com/feed/

Loading...