Planalto quer transformar prédios da Esplanada em outdoor da reforma da Previdência

BRASÍILIA – A Esplanada dos Ministérios deverá se transformar em um grande outdoor para a campanha da reforma da Previdência, principal plataforma do governo Jair Bolsonaro. O Palácio do Planalto já encomendou o orçamento para fazer o envelopamento dos 17 edifícios projetados por Oscar Niemayer e localizados no Eixo Monumental.

As fachadas dos prédios de nove andares deverão ser cobertas com publicidade estampadas em lonas, detalhando pontos da Nova Previdência, como o governo deseja que a reforma seja tratada. O conjunto de edifícios é tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural.

A publicidade nos edifícios e em mobiliário urbano faz parte da estratégia de propaganda que começou a ser desenhada pelo novo Secretário Especial de Comunicação, Fábio Wajngarten, nomeado na última sexta-feira. A ação incluirá comerciais em televisão, rádio e mídias digitais. O governo ainda não divulgou qual o valor a ser gasto com a publicidade da reforma da Previdência.

Ao assumir a comunicação do governo, Wajngarten tomou como principal missão levar às ruas a campanha publicitária da reforma da Previdência. A estratégia da propaganda sobre a importância das novas regras, principal plataforma do governo, está em fase embrionária. As peças de TV, rádio e demais veículos sequer foram aprovadas até a chegada do novo secretário.

Wajngarten substituiu Floriano Barbosa no comando da Secom. A avaliação interna é que nos primeiros cem dias do governo a comunicação com a população e a imprensa foi ineficaz.

Ex-sócio da empresa de verificação de audiência Controle da Concorrência, Wajngarten é visto como mais hábil para a função. Barbosa era tido como engessado e sem interlocução com o setor. Ambos gozam da confiança de Carlos Bolsonaro, filho do presidente que, segundo interlocutores, é quem na prática dá as cartas na comunicação do Planalto.

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