Mutirão oferece exames e tratamento gratuitos para diabéticos em Goiânia

Médicos e acadêmicos voluntários farão atendimento a 1 mil portadores da doença por ordem de chegada. Evento ocorre no Fubog, das 8h às 12h, e realizará até tratamento a laser na retina. Médicos de diversas especialidades além de 120 acadêmicos voluntários vão prestar atendimento gratuito durante o 3º Mutirão do Diabetes, que será realizado na manhã de quarta-feira (14), na Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog), em Goiânia. Os portadores da doença serão avaliados e farão exames e até mesmo tratamento no sentido de tentar coibir o avanço da enfermidade.
O evento acontece entre 8h e 12h, no Setor Jardim da Luz. Segundo a oftalmologista Luciana Barbosa Carneiro, coordenadora do evento, serão atendidos no máximo 1 mil pessoas por ordem de chegada. Ela explica que a data foi escolhida por um motivo especial.
“14 de novembro é o Dia Mundial do Diabético. Este é o mês do diabético. Temos ações no mundo todo para analisar os casos e evitar complicações”, disse ao G1.
No local, será realizado um exame chamado “Fundo de Olho”, o qual é possível examinar a microcirculação sanguínea e verificar alterações nos diabéticos.
Se o resultado não apontar grandes alterações, os pacientes farão apenas a aferição de pressão e receberão orientações. No entanto, se os índices forem muito acima do recomendado, no próprio evento serão realizados exames mais elaborados
“O olho é o único órgão em que é possível verificar a microcirculação. Por ele, posso classificar se o paciente tem alguma lesão moderada ou grave na retina, que pode ocasionar problemas em outros órgãos, como rins e coração”, explica.
Em casos mais graves, serão feitos testes como eletrocardiograma, colesterol e glicemia. Se for o caso, os pacientes farão um tratamento a laser na retina.
“Faremos o tratamento gratuito. Na rede privada, esse tratamento a laser custa cerca de R$ 1 mil cada aplicação. Aqui será gratuito. O paciente fará uma sessão no mutirão. Se for preciso de outras, elas serão agendadas no local para serem realizadas posteriormente”, pontua.
Além do atendimento, ao lado do Fubog, será montada a Feira da Saúde, que é aberta à comunidade e onde será distribuído material educativo.
3º Mutirão do Diabetes
Local: Fundação Banco de Olhos de Goiás (Fubog) – Rua Couto de Magalhães, nº 50, Jardim da Luz, Goiânia
Data e horário: Quarta-feira (14), das 8h às 12h
Atendimento: 1 mil portadores de diabetes (por ordem de chegada)
Entrada gratuita
Source: http://g1.globo.com/dynamo/rss2.xml

Loading...