Livro sobre culinária alemã é lançado na Oktoberfest

Será lançado neste domingo, 23, na Oktoberfest, o livro “Culinária Alemã no Vale do Itajaí, de Artur Ellinger e Hellamari Hoh, de Blumenau. Amantes da boa culinária e fiéis às tradições e costumes dos antepassados, os autores resolveram compartilhar com o público a sua experiência na cozinha. O resultado foi a reedição do livro que apresenta mais de 100 receitas das duas famílias, totalmente ilustrado e com o passo a passo de cada preparo. A obra será comercializada a partir do meio-dia, no Setor 2, próximo ao restaurante Casa da Oktober.

Com 250 páginas, o livro está organizado por seções, iniciando pelos petiscos, drinks e entradas, seguido dos pratos principais (carnes bovina, suína e aves, massas, peixes e acompanhamentos), de saladas e de conservas, finalizando com as sobremesas, biscoitos, bolos, cucas e tortas. Cerca de 40 receitas são inéditas e todas foram testadas e fotografadas pelos autores. A obra mostra como fazer alguns clássicos, como apfelstrudel (folhado de maçã), christstollen (pão de natal) chucrute, einsbein (joelho de porco), spätzle (massa caseira) e kochkäse (queijo fundido), entre outros.

A ideia de reunir em um livro as receitas de maior sucesso nas duas famílias surgiu quando o engenheiro Artur Ellinger foi presenteado com uma relíquia: um livro de receitas escrito em alemão gótico, trazido na bagagem dos avós paternos quando imigraram para o Brasil em 1923. “Este livro caiu em minhas mãos e, como apreciador da boa mesa e do hábito de cozinhar, resolvi pesquisar a língua, decifrar a escrita e traduzir as receitas, para entender melhor nossos hábitos culinários e a nossa cultura”, disse.

A primeira edição, de 2004, se esgotou rapidamente e agora, motivada por novas descobertas em família e entre amigos, a publicitária Hellamari Hohl assumiu a frente de uma nova edição. Além de preparar cada receita e tomar o cuidado para detalhar o modo de preparo, Hellamari se esmerou na produção dos pratos para as fotografias, utilizando para isso, um rico acervo de louças, talheres e acessórios antigos, herança de família. Foi dela, também, toda a concepção e produção gráfica do livro.

“Fizemos questão de tornar as receitas ‘fáceis’ de preparar, para que todas as pessoas, mesmo as iniciantes ou as que não se consideram muito aptas na cozinha, sejam capazes de elaborar uma refeição, um lanche ou qualquer das delícias do livro, surpreendendo seus convidados e seu próprio paladar”, diz Hellamari.

Fotos: Eraldo Schnaider

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal
Fotos: Eraldo Schnaider

O post Livro sobre culinária alemã é lançado na Oktoberfest apareceu primeiro em Oktoberfest Blumenau.

Fonte: oktoberfestblumenau.com.br


Outros destaques: