Engenheiro Civil: garantia de autoridade técnica


Profissional registrado no CREA-SC é garantia de autoridade técnica, sustentabilidade, segurança da obra e da vida das pessoas A Engenharia Civil é uma atividade em que os conhecimentos científicos e técnicos, além da experiência prática, são aplicados na exploração dos recursos naturais para o planejamento, projeto, construção e operação de objetos úteis à sociedade. Na era do conhecimento, a formação do Engenheiro Civil é um relevante mecanismo de desenvolvimento nacional. A Engenharia Civil é um campo multidisciplinar que inclui em sua base, a matemática, as ciências, a tecnologia. Por outro lado, não pode prescindir das ciências sociais, da política, da economia, da história e da filosofia, sendo, portanto, uma ciência com impacto social.
O mundo globalizado proporciona oportunidades inéditas de negócios e de crescimento, mas impõe um nível de exigência extremamente minucioso aos profissionais. O contexto socioeconômico atual do país aponta para um momento de reflexão e, mais do que nunca, de planejamento para o setor.
Engenheiro Civil: garantia de autoridade técnica
A data comemorativa de valorização da profissão é dia 25 de outubro, dia nacional do Patrono da Construção Civil e dos Profissionais da Engenharia Civil, fazendo alusão a 25.10.98, quando o Papa João Paulo II promoveu a beatificação do Frei Antônio de Sant’Ana Galvão, desde 2007, Santo Frei Galvão. Em mais de 28 anos de trabalho, Frei Galvão atuou na construção de obras importantes em São Paulo, como o Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz e a Igreja de Nossa Senhora da Luz. Em setembro de 2016, a data recebeu a chancela do Congresso Nacional, por meio da aprovação do Projeto de Lei 348/2013.
Engenheiro Civil: garantia de autoridade técnica
Pexels
Áreas de atuação:
As atribuições do Engenheiro Civil são definidas pelo art. 7º da Lei 5194/66, art. 28 e 29 do Decreto 23.569/33 e art 7º da Resolução 218/73 do Confea. Entre elas destacam-se:
• Construção e averiguação de edificações, equipamentos de segurança, urbanos, rurais e regionais e de serviços;
• Aproveitamento e utilização de recursos naturais;
• Análise de questões artístico-culturais e técnicos;
• Planejamento e fornecimento de meios de locomoção durante a execução da obra;
• Desempenhar cargos, funções e comissões em organizações estatais;
• Explorar recursos alternativos e naturais para o desenvolvimento da indústria;
• Estudar, projetar, analisar e avaliar técnicas e obras relacionadas a edifícios, rodovias, ferrovias captação e abastecimento de água, drenagem e irrigação;
• Planejar e projetar trabalhos em âmbito urbano, rural, de transportes e em outras regiões;
• Coordenar atribuições em autarquias e instituições de economia mista ou privada;
• Estudar, projetar, analisar e avaliar técnicas e obras relacionadas a portos, rios, canais, barragens e das concernentes aos aeroportos;
• Estudar, projetar, analisar e avaliar técnicas e obras relacionadas peculiares ao saneamento urbano e rural;
• Estudar, projetar, analisar e avaliar técnicas e obras e serviços de urbanismo;
• Projetar e construir “pontes e grandes estruturas.
Em homenagem ao Dia do Engenheiro Civil e a todos os profissionais da Engenharia, o CREA-SC lançou a campanha “Contrate somente profissional registrado no CREA-SC” nas principais emissoras de TV, mídias sociais, jornais e rádios do estado, com objetivo de ressaltar a atuação dos profissionais da área tecnológica para a qualidade de vida e segurança da sociedade, tanto no meio urbano quanto rural. A intenção é destacar a importância do seu trabalho para a sociedade, salientando o registro e a exigência da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.
Só em Santa Catarina são mais de 68 mil profissionais registrados no CREA-SC e 13,5 mil empresas, a grande maioria ligadas às atividades e projetos na área da construção civil – cerca de 28 mil profissionais são engenheiros civis.
“Ressaltar a importância, representatividade e força dos nossos profissionais e profissões são compromissos importantes da nossa gestão, refletidos nesta campanha”, assinala o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, destacando que o projeto se complementa com outras ações: “Precisamos também promover o reconhecimento para que tal valorização seja convertida em respeito, remuneração adequada e, ainda, ocupação de cargos que demandam conhecimento técnico nas esferas públicas”.
Saiba mais sobre a campanha aqui.
Source: http://g1.globo.com/dynamo/sc/santa-catarina/rss2.xml

Loading...