É #FAKE que máscara de fermento clareia a pele e combate rugas

royal.jpgRIO — Youtubers prometem clarear a pele e combater rugas com uma receita simples: uma máscara facial com fermento em pó, usado no preparo de pães e bolos, complementado com água quente, café, ovo ou até suco de limão. Os vídeos somam milhões de visualizações e influenciadoras digitais prometem “pele de porcelana” e até brincam que “fermento não serve apenas na cozinha”. O problema é que não há embasamento científico na “dica de beleza” e, pior, ela pode gerar sérias complicações. Após ouvir dermatologistas, o Fato ou Fake classificou a mensagem como #FAKE.

checagem – fake

O fermento não clareia e pele e não trata rugas, afirmam três médicos ouvidos pelo Fato ou Fake. Professora do Departamento de Dermatologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Daniela Antelo explica que o fermento é um produto biológico, composto por leveduras (fungos). Na pele, pode ter no máximo ação esfoliante suave, mas nem de longe irá remover manchas ou combater rugas.

LEIA TAMBÉM: É #FAKE que aspartame gera falso quadro de esclerose múltipla e faz desenvolver lúpus

— Ele não deve ser utilizado para este fim. Não tem sentido algum aplicar leveduras na pele que têm por objetivo fazer uma massa de pão crescer e não há produção de colágeno sob nenhum aspecto. Quem tem manchas, tem a pele mais sensível do que a população em geral e isto é comprovado em vários estudos. Desta forma, o cuidado com o que se aplica na pele deve ser redobrado para evitar reações alérgicas ou inflamatórias que acentuem esta manchas — recomenda a médica, que lembra ainda que, nos casos de rostos com feridas, espinhas inflamadas ou machucados, é possível causar uma infecção.

LIMÃO PROVOCA QUEIMADURAS

A dermatologista Luiza Guedes, coordenadora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Rio de Janeiro, afirma que não há na composição do fermento qualquer propriedade biológica que seja útil à pele. A médica chama atenção ainda para os riscos principalmente em receitas que utilizam o suco de limão.

— Pode gerar uma queimadura, quando exposto à radiação solar. Quando falo de radiação, não estou falando de ir à praia, mas de andar na rua. Mesmo após enxaguar o rosto, o limão pode deixar resíduos que podem levar a uma queimadura. Não é porque é natural que é seguro — resume a dermatologista, que também descarta outra receita popular, a que mistura o fermento ao café.

— A cafeína tem benefício por sua ação antioxidante, mas não basta ter o ativo e o aplicar sobre a pele para ter o benefício — enfatiza.

O dermatologista Adriano Loyola, também da SBD, diz que o fermento age como hidratante, esfoliante e faz limpeza superficial, mas não clareia a pele, não trata rugas, e não ajuda a remover manchas, como afirmam os vídeos postados no YouTube. Também alerta para os riscos associados ao suco de limão:

— Ao aplicar a máscara, pode manchar e piorar a pele, se permanecerem resíduos. Há liberação das chamadas furocumarinas, substâncias que causam queimaduras, quando há exposição à radiação solar — diz.

Daniela Antelo, da Uerj, concorda e é enfática ao dizer que não se deve nunca usar limão na pele pelo risco de ter uma fitofotodermatose, como é chamada a queimadura associada às furocumarinas. Elas podem causar até queimaduras de segundo grau, aquelas com bolhas.

— Ainda que seja aplicado à noite, o limão não tem potencial clareador da pele. Pelo contrário, pode pigmentar e queimar.

FILTRO SOLAR É DICA DOS ESPECIALISTAS

A principal recomendação médica para evitar manchas e rejuvenescer é o uso diário do filtro solar. A luz do sol (radiações UVA e UVB) degrada diretamente o colágeno. Por isso, ao se minimizar a ação do sol com o filtro, preserva-se o colágeno e o viço da pele.

— Para evitar manchas, o ideal é utilização de filtro solar com cor de base que contenham os chamados filtros físicos, que formam uma verdadeira barreira sobre a pele. Outros tratamentos, como laser, aplicação de toxina botulínica, preenchedores e uso domiciliar de ácidos podem ser indicados de acordo com a intensidade das rugas, mas o uso do filtro solar é obrigatório — diz Daniela Antelo, da Uerj.

— O melhor produto é o filtro solar — concorda a dermatologista Luiza Guedes, que cita ainda a importância da alimentação saudável, de não fumar e de não exagerar nas bebidas alcoólicas.

Em nota, a Mondelez Brasil, fabricante do fermento em pó Royal, marca que costuma aparecer como recomendação nos vídeos que circulam no YouTube, ressalta que o fermento foi criado exclusivamente para uso culinário e que não recomenda o uso do ingrediente para fins cosméticos.

Adicione nosso número de WhatsApp: +55(21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)

fato-fake-globo.jpg

Source: http://oglobo.globo.com/rss.xml?completo=true

Loading...