Cenário externo segue adverso, mas Bolsa sobe 1%

SÃO PAULO – A despeito do cenário externo mais negativo, o Ibovespa, principal índice do mercado local, opera em alta nesta sexta-feira, com valorização de 1,03%, aos 86.143 pontos. Já o dólar comercial segue tendência global da moeda e sobe 0,36% ante o real, cotado a R$ 3,866. A preocupação dos investidores é com o risco de desaceleração da economia global e a possibilidade de um “shutdown” (paralisação de serviços não essenciais) nos Estados Unidos.

Além da continuidade de aumento de juros nos Estados Unidos, a atenção agora é a aprovação do Orçamento americano. O prazo para esse acordo termina hoje e, sem isso, os serviços não essenciais do governo federal ficam comprometidos. “A expectativa era de que seria votado ainda ontem pela Câmara, mas o presidente americano, Donald Trump, se recusou a assinar a proposta. Segundo Trump, o acordo não libera verbas suficientes para a fiscalização da fronteira com o México”, explicou, em relatório, os analistas da Guide Investimentos.

O dólar se fortalece em escala global. O “dollar index”, calculado pela Bloomberg e que mede o comportamento da divisa americana frente a uma cesta de dez moedas, sobe 0,46%.

No mercado de ações, destaque para as ações da Embraer, que sobem 5,21%. Ontem, o processo de venda para a Boeing foi suspenso por uma liminar, mas a Advocacia Geral da União (AGU) informou que já recorreu da decisão.

Entre as mais negociadas, as preferenciais (PNs, sem direito a voto) sobem 0,84% e as ordinárias (ONs, com direito a voto) registram valorização de 0,95%.

O destaque negativo fica por conta da Eletrobras. As PNs da estatal de energia recuam 3,97% e as ONs, 3,59%.

Source: http://oglobo.globo.com/rss.xml?completo=true

Loading...