Apple exigiu US$ 1 bilhão da Qualcomm para fornecer chips ao iPhone, diz executivo

WASHINGTON – A Apple exigiu US$ 1 bilhão de dólares à Qualcomm como um “incentivo” para que esta se tornasse fornecedora de chips para o iPhone, afirmou o presidente-executivo da Qualcomm, Steve Mollenkopf, na sexta-feira a reguladores antitruste dos Estados Unidos.

qualappSegundo o executivo, o pagamento foi parte de um acordo de 2011 entre a Apple e a Qualcomm para aliviar os custos técnicos de trocar o chip então usado no iPhone pelo da Qualcomm.

Mollenkopf testemunhou em um julgamento na Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) que o pagamento foi parte do motivo pelo qual a Qualcomm procurou se tornar a única fornecedora dos chips da Apple, e afirmou ainda que a empresa não pretendeu bloquear rivais como a Intel.

No mês passado, a Qualcomm obteve uma vitória em sua extensa batalha judicial com a Apple, depois que um tribunal chinês proibiu a importação e venda de vários modelos de iPhone no maior mercado de celulares do mundo. A liminar concedida pela justiça em caráter preliminar, afetou modelos a partir do iPhone 6S até o iPhone X.

O Tribunal Popular Intermediário de Fuzhou, na China, concedeu uma liminar contra a Apple depois de ter considerado que a emprsesa americana violou duas patentes da Qualcomm relacionadas com o redimensionamento de fotografias e com o gerenciamento de aplicativos em uma tela sensível ao toque.

Source: http://oglobo.globo.com/rss.xml?completo=true

Loading...